Jovem aprendiz CIEE – Centro de Integração Empresa Escola

Os jovens que buscam uma oportunidade pela primeira vez para começar as suas jornadas, precisam conhecer o jovem aprendiz CIEE, que essa sigla quer dizer o Centro de Integração Empresa Escola, que é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos. Ela é reconhecida como uma entidade que é de assistência social e que tem muitos programas.

Entre eles está o programa de aprendizagem, que possibilita que adolescentes e jovens, possam ter uma formação que seja integral, para serem inseridos ao mercado de trabalho, dando uma contribuição que é para se ter um acesso ao trabalho, pelo fortalecimento do exercício de uma cidadania. É reconhecida nacionalmente como uma entidade de referência e de assistência social.

 

São 55 anos de muita experiência para se compartilhar, com muito pioneirismo e dedicação ao futuro de toda a juventude. Além de contratarem esses jovens, as empresas devem oferecer cursos que são de capacitação profissional e de acompanhamento em todas as atividades. As empresas que são de médio e de grande porte devem contratar esses aprendizes para o cargo de aprendiz.

 

O CIEE em parceria com a Fundação Roberto Marinho oferece o Programa Aprendiz Legal, que funciona com o CIEE, oferecendo conhecimentos que são teóricos e a Fundação Roberto Marinho dando os materiais didáticos, a metodologia pedagógica e a formação dos educadores, para que os jovens sejam formados pelo desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho.

 

Todo o material que é de formação para esses jovens são com atividades que são desafiadoras, para eles se preparem de forma que é positiva para o mercado de trabalho, com os aprendizes participando de encontros, com a participação em atividades que também podem ser uma oficina, com conteúdos que serão programáticos e contextualizados.

Programa Aprendiz Legal 

Esse programa é de aprendizagem e direcionado para um preparo ou inserção de jovens ao mundo do trabalho. Ele se apoia na Lei da Aprendizagem que é a de número 10.097 do ano de 2000, sendo um programa que é de uma busca em contribuir para uma formação de jovens que são autônomos e que saibam fazer novas leituras de mundo.

 

A experiência consolidada com o Aprendiz Legal possibilitará ao jovem assumir um papel que é o de agente de desenvolvimento da sua própria carreira, de ser um colaborador por essa empresa que o receberá com muita energia, com toda a sua criatividade e a sua tendência em contestar, para que sejam canalizadas, para serem renovadas as suas ideias, estruturas e processos.

 

Há uma metodologia por esse programa, que é com atividades que serão desenvolvidas e consideradas como atraentes ou motivadoras, com encontros com esses aprendizes, que os remeterão em situações que são do cotidiano dos jovens e favorecendo uma aprendizagem. Alguns cursos são oferecidos para esses jovens e que servirão exclusivamente para a sua formação.

 

Algumas dessas formações profissionais são em: programas de ocupações administrativas, programa em comércio e varejo, programa em logística, programa em auxiliar em produção industrial, programa em operador de computador, programa em telesserviços, programa em auxiliar de alimentação: preparo e serviços.

 

Programa em arco administrativo, programa em arco bancário jovem, programa em arco bancário adolescente, programa em arco agronegócio e programa em indústria de carne. Se o candidato for selecionado, após participar do processo seletivo, a empresa deverá entrar em contato pelos números de telefone informados ou por e-mail que foi informado no currículo do candidato.

 

Quando o aprendiz passar pelo processo de seleção o CIEE, emitirá uma Declaração de Matrícula no Programa de Aprendizagem. É uma excelente oportunidade para o jovem ter um curso pelo CIEE e ainda trabalhar em uma empresa, que será a responsável pela remuneração e a assinatura da carteira de trabalho pela primeira vez. 

 

Como se dá a inscrição e quem pode ser um aprendiz

O Programa Aprendiz Legal é destinado para os jovens que tenham alguns requisitos e que são referentes à idade que deve ser entre os 14 até os 24 anos, que pode ser incompleto, sendo estudante dos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou pode já estar formado. Se for estudante necessitará de ter uma boa frequência escolar, com disponibilidade para cumprir de 4 a 6 horas por dia no trabalho.

 

Para se inscrever o candidato deve se inscrever em http://www.empresas.ciee.org.br/portal/empresas/aprendizlegal/index.asp. Ao clicar em abertura de vagas e antes o candidato deverá estar logado, ou melhor, identificado no seu banco de dados. Após realizar o seu cadastro, em seu e-mail, serão recebidas às vagas que estão em aberto nas empresas que são parceiras.

 

O candidato irá precisará escolher por qual vaga deseja se candidatar, para que possa participar do processo seletivo. Para que, ao passar pelo processo seletivo, o CIEE possa emitir uma Declaração de Matrícula no Programa de Aprendizagem. O jovem que for selecionado pela respectiva empresa que é parceira do CIEE, terá direito a alguns benefícios que são obrigatórios para os aprendizes. 

 

Esses benefícios vão muito além da carteira de trabalho assinada, com direito a um salário, o FGTS, as férias remuneradas e que deverão ser juntamente com as férias escolares, o vale-transporte e uma duração que é de 24 meses em um contrato que é especial de trabalho para esses aprendizes, que terão uma formação que é teórica pelo CIEE e uma oportunidade em uma empresa para se trabalhar.

Algumas de suas aprendizagens teóricas pelo CIEE 

O CIEE fornece uma aprendizagem que é teórica para os seus aprendizes e entre o que é ensinado está uma comunicação oral e escrita, com leitura e compreensão de texto, inclusão digital, raciocínio lógico- matemático, noções de interpretação ou análise de dados que são estatísticos, sobre a diversidade cultural do Brasil, organização, planejamento e controle do processo de trabalho em equipe.

 

Há também noções de direitos trabalhistas e previdenciários e do Estatuto da Criança e do Adolescente, da saúde e segurança do trabalho, dos direitos humanos, da educação fiscal para o exercício da cidadania, com formas que são alternativas de geração de trabalho e de renda com enfoque na juventude e muitos assuntos que esses aprendizes irão aprender. Não perca essa oportunidade.

Atenção: O Jovem Aprendiz Brasil não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre passagens, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Brasil trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizbrasil.net/ não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Brasil. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Brasil se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Brasil são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Brasil e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.