Escola de Aprendizes-marinheiros

A Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil é o braço das Forças Armadas de Brasil responsável pela condução das operações navais.

Trata-se da maior marinha da América do Sul e da América Latina, ficando em segundo lugar nas Américas apenas em relação à Marinha dos Estados Unidos. Foi fundada em 1822, quando da Independência do Brasil, e teve como patrono Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

Já durante o processo de independência, a Marinha esteve envolvida na guerra contra o domínio da Coroa Portuguesa.A maior parte das forças e bases navais na América do Sul que pertenciam a Portugal passaram a integrar a Marinha do novo país recém-independente. Nos anos iniciais, a Marinha demonstrou e manteve uma grande força naval, depois empregada na Guerra da Cisplatina, nos conflitos em Bacia da Prata, na Guerra do Paraguai e em diversas outras rebeliões históricas em Brasil.

No final do século XIX, a Armada Imperial Brasileira já era a maior de todo o sul da América. Esse crescimento teve um hiato entre os anos da rebelião naval, em 1893, até 1905, quando o governo republicano adquiriu duas das embarcações mais poderosas e avançadas à época, os dreadnoughts (em livre tradução, algo como “encouraçado”).

Isso deflagrou uma corrida armamentista com nações vizinhas como Argentina e Chile nas décadas seguintes.

Nas primeiras décadas do século XX, a Marinha do Brasil teve uma tímida participação nas duas guerras mundiais, sobretudo com patrulhas antissubmarinos no Oceano Atlântico.

A Nau Capitânea da Marinha é o PHM Atlântico, um porta-helicópteros adquirido junto à Marinha Real Britânica.

Últimas Novidades:  Jovem Aprendiz Banco Itaú

Em adição a isso, a Marinha brasileira também adquiriu uma série de fragatas de origem britânica, bem como corvetas de fabricação nacional, submarinos e embarcações de patrulha costeira.

Trata-se do ramo mais antigo das Forças Armadas do Brasil.

A missão principal da Marinha do Brasil é defender a pátria brasileira, num esforço conjunto com as demais Forças Armadas nacionais. Para fazer frente e jus a essa missão que lhe estipulou a Constituição Federal de 1988, é dever da Marinha preparar, organizar e aplicar o Poder Naval.

Como missão secundária, a Marinha deve cooperar com o desenvolvimento da nação e na defesa civil, na forma que lhe incumbir o chefe do Poder Executivo, ou seja, o Presidente da República.

Note-se que o Brasil não possui um órgão voltado exclusivamente para organizar, fiscalizar e coordenar as operações da Marinha Mercante e monitorar a costa brasileira e suas águas interiores.

Por conta disso, a Marinha desempenha, além dessas funções, também a de Guarda Costeira. São funções classificadas como subsidiárias particulares, definidas da seguinte forma: (i) orientar e controlar a Marinha Mercante e suas atividades, em tudo quanto interessar a defesa nacional; (ii) proporcionar a segurança na navegação aquaviária; (iii) contribuir para a formulação e a execução de políticas nacionais concernentes aos territórios de mar; e (iv) implementar e fiscalizar o cumprimento da legislação pertinente, tanto no mar quanto nas águas interiores, trabalhando
coordenadamente com outros órgãos do Poder Executivo, em suas instâncias federal e estadual, quando se mostrar necessário.

Escola de Aprendizes-marinheiros

O prestígio que vem de trabalhar com uma instituição tão importante na história de nosso país é um privilégio para muitos jovens. A Marinha possui uma série de programas e
planos de carreira para as mais variadas escolaridades e níveis de formação. Além de se poder servi-la como marinheiro de forma a quitar as obrigações militares, o jovem pode
ainda se adiantar e se inscrever na Escola de Aprendizes-marinheiros.

Últimas Novidades:  Jovem Aprendiz Reserva – Marca de moda

O que é essa Escola? Como funciona? Quem pode se candidatar? Senão vejamos um pouco mais sobre ela agora.

Trata-se nada mais nada menos do que a implementação da Lei de Aprendizagem no âmbito da Marinha do Brasil. As principais escolas se encontram em Santa Catarina, no Espírito Santo, no Ceará e em Pernambuco.

Para se candidatar a alguma dessas escolas, não é preciso ter experiência, bastando ter o Ensino Médio completo ou em estágio de conclusão. Essa é uma regra que funciona desde 2016, quando o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-marinheiros passou a exigir esse nível de escolaridade. Os aprovados no processo seletivo receberão uma formação técnica junto à Marinha.

Os principais requisitos para ingressar no processo incluem ser brasileiro (nato ou naturalizado), ter 18 anos completos e menos de 22 no dia 1º de janeiro do ano do curso, ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclui-lo, ser do sexo masculino, ter idoneidade moral e bons antecedentes de conduta e estar em dia com as obrigações civis e militares. O concurso é composto por 3 fases.

Últimas Novidades:  Jovem Aprendiz Burger King

A primeira delas é a prova escrita objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português e Ciências Naturais (Física e Química). A segunda fase são eventos complementares, de caráter eliminatório, que são: Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física (TAF) com natação e corrida e Verificação de Dados Biográficos (VDB), que é a fase preliminar. A terceira e última fase é o Curso de Formação (CF) propriamente dito, que inclui, anteriormente, Período de Adaptação (PA), Verificação de Documentos (VD), nova Verificação de Dados Biográficos (VDB) e Avaliação Psicológica (AP).

A duração do curso é de 28 semanas sob regime de semi-internato. A primeira fase do curso stricto sensu consiste na formação militar-naval, em que é formado o Aprendiz de Marinheiro. A segunda fase, por seu turno, é a especialização técnica inicial e continuada, em uma das 3 áreas escolhida durante a inscrição (Grumete).

Os locais em que se encontram as mencionadas Escolas de Aprendizes-Marinheiros são Jardim Atlântico em Florianópolis (Santa Catarina), Jacarecangá em Fortaleza (Ceará), Salgadinho em Olinda (Pernambuco) e Prainha em Vila Velha (Espírito Santo). Quanto ao plano de carreira, as escolas são a porta de entrada para aqueles que desejam ser praças na Marinha do Brasil. O aluno é considerado grumete até a conclusão do curso.

Depois da formatura, se torna marinheiro. O plano da carreira aos praças começa na graduação de Marinheiro, seguida de Cabo, Terceiro-Sargento, Segundo-Sargento, Primeiro-Sargento e Suboficial.

Sobre

Juliana

Atenção: O Jovem Aprendiz Brasil não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre passagens, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Brasil trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizbrasil.net/ não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Brasil. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Brasil se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Brasil são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Brasil e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.

preloader image
Verificando vagas disponíveis na sua região