Anúncios

O que é a Eletronuclear?

A Eletrobras Eletronuclear é uma subsidiária da Eletrobras criada em 1997, com o intuito de construir e operar usinas termonucleares no território brasileiro. É uma empresa sob o regime de economia mista e responde, atualmente, pela geração de cerca de 3% de toda energia elétrica consumida no Brasil. Essa energia é distribuída através do sistema elétrico interligado, chegando aos principais centros consumidores do país. Hoje em dia, corresponde a mais de 30% de toda a eletricidade consumida só no estado do Rio de Janeiro, uma proporção que só tem a crescer com a conclusão da terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), a Angra 3.


A dita central fica situada no município de Angra dos Reis, e foi assim batizada em homenagem ao pioneiro na pesquisa em tecnologia nuclear no Brasil e um dos principais articuladores da política nacional para o setor. Ainda que tenha inspirado a construção da primeira usina, o Almirante não chegou a ver sua conclusão, tendo falecido em 1976. Sua obra, contudo, vive ainda na competência e capacitação dos técnicos que trabalharam para que as usinas nucleares de Brasil estejam à altura das mais eficientes do planeta.


Atualmente, funcionam as usinas de Angra 1 e Angra 2. A usina Angra 3 será uma réplica desta última, com a inclusão de avanços tecnológicos havidos desde então. O Plano Nacional de Energia, que vige até 2030, prevê a construção de novas centrais nucleares nas regiões Nordeste e Sudeste num futuro próximo. Além de serem estruturas complexas, as usinas devem ser operadas com os necessários parâmetros de segurança, sob pena de acidentes nucleares com graves consequências para o meio ambiente e a saúde da população local.

Por conta disso, o princípio número 1 da Política de Gestão Integrada da Segurança das usinas de Angra dos Reis é priorizar a segurança nuclear à produtividade econômica. Parece que a cultura de segurança da Eletronuclear é justificado motivo de orgulho para a empresa, uma vez que esta nunca viu, em mais de trinta anos de atuação, um acidente sequer que colocasse em risco a vida de seus funcionários, da população ou do meio ambiente.


Há vários planos de carreira e tipo de empregados na Eletronuclear. Além dos funcionários que ingressaram por concurso público, temos também os estagiários e, é claro, os jovens aprendizes. Consoante o artigo 37 da Constituição Federal de 1988, e em sua qualidade de sociedade de economia mista, a Eletronuclear só pode efetuar contratações através de concursos públicos. As convocações de concursados aprovados são feitas na medida das necessidades internas da empresa, atendendo às requisições encaminhadas área de Recursos Humanos e observando as regras estipuladas nos editais. O cadastro de reserva do concurso, isto é, o prazo para os aprovados serem chamados e empossados dos cargos é, via de regra, de 4 a 5 anos.


O estágio, por seu turno, é a forma pela qual a Eletronuclear visa manter seu processo de seleção aberto às mais variadas formações acadêmicas. Os interessados por estágio na empresa devem preencher um formulário eletrônico de Inscrição de Candidato a Estágio ou, então, mandar um e-mail para [email protected]. Há alguns requisitos obrigatórios que devem ser cumpridos pelos candidatos, sob pena de exclusão do processo seletivo. Os candidatos devem estar cursando a partir do 2º ano quando se tratar de curso técnico de nível médio, do 3º mês quando se tratar de curso médio profissionalizante complementar com duração de 12 meses, do 3º período quando se tratar de curso de nível superior (graduação com 3 anos de duração, exceto os tecnológicos), do 5º período quando se tratar de curso de nível superior pleno com duração entre 4 e 5 anos, possuir um coeficiente de rendimento maior ou igual a 6,5, ter a idade mínima de 16 anos completos quando do início do estágio (é preciso ser maior de idade para estágio em áreas protegidas e controladas da CNAAA) e estar vinculado à Instituição de Ensino conveniada ao Programa de Estágio da Eletrobras Eletronuclear (ou por adoção de Termo de Compromisso, para instituições não conveniadas).

Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz, no âmbito da Eletrobras Eletronuclear, é um programa que vem beneficiando, de maneira sólida e palpável, milhares de jovens todos os anos. As condições para se matricular são ter entre 14 e 24 anos de idade e estar devidamente matriculado e frequentando o ensino médio ou escola técnica. As contrações para o programa são feitas por intermédio de seleção pública. Esta seleção é divulgada mediante edital, pela Superintendência de Recursos Humanos.


A idade máxima não se aplica para pessoas com deficiência, sendo consideradas aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas nos Decretos nº 3.298/1999 e 5.296/2004. A deficiência deve ser declarada pelo candidato portador no ato da inscrição, sob pena de impedimento de interposição de recurso em favor de sua situação. Outros requisitos incluem a necessidade do candidato ser da nacionalidade brasileira, ser considerado apto nos exames médicos pré-admissionais e não ter cursado, concluído ou sido certificado no mesmo curso de aprendizagem, ou em curso com conteúdo programático similar e não ter sido contratado previamente pelo Programa Jovem Aprendiz promovido pela Eletrobras Eletronuclear.

Os benefícios incluem Seguro de Vida e Acidentes Pessoais, Vale Transporte e Vale Alimentação/Refeição. A jornada do aprendiz é de 4 horas diárias, perfazendo o montante de 20 horas semanais. A duração do contrato de aprendizagem tem duração variável, conforme o curso escolhido pelo candidato. O processo de seleção passa por quatro etapas. A primeira delas é constituída pela inscrição, feita por meio do formulário eletrônico, de caráter eliminatório. A segunda etapa do processo consiste em prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório. A terceira etapa é a entrega de documentos para comprovação dos requisitos exigidos na inscrição. Em não sendo comprovadas as condições de admissão, o candidato é eliminado definitivamente do processo seletivo. A quarta e última etapa da seleção é a pré-admissional, consistindo nos exames médicos dos candidatos aprovados dentro do limite de vagas oferecidas, seguidos da Reunião de Informação Profissional (RIP), assinatura dos contratos e aula inaugural.

Você pode gostar

Jovem Aprendiz Hering – Empresa Têxtil

Anúncios A Hering é uma empresa que é do ramo têxtil e…

Jovem Aprendiz Reserva – Marca de moda

Anúncios A Reserva é uma marca voltada para o setor de moda…

Jovem Aprendiz CENAP – Centro Nacional de Aprendizagem Profissional

Anúncios O CENAP é o Centro Nacional de Aprendizagem Profissional e fica…