Anúncios

O CIEE é uma associação que também é considerada como uma entidade de assistência que é social, por intermédio de muitos programas que são para jovem aprendiz e para o estágio de estudantes, possibilitando para os jovens e adolescentes uma formação de forma integral, para que sejam ingressados ao mundo do trabalho, com pioneirismo e dedicação para com a juventude.

Como é o seu programa de aprendizagem

É um programa destinado para os jovens que são brasileiros e principalmente para os que não têm acesso a uma primeira oportunidade de entrada ao mundo do trabalho, já que não podem ter nenhuma experiência de trabalho anterior. Esses jovens terão com o CIEE muitos conhecimentos que são práticos e para uma profissão em uma empresa que é parceira.

Quem pode ser um jovem aprendiz

Os jovens com idade entre os 14 até os 24 anos que são incompletos, sendo estudantes e com boas notas no ensino Fundamental, Médio, Técnico ou para os que já concluíram. A intenção desse programa é a de selecionar esses jovens que querem uma colocação no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e que se uniu a Fundação Roberto Marinho para que seja aumentado o alcance desse programa, a uma vaga de emprego.

A chance para esses jovens

O Programa Aprendiz Legal é uma chance que é dada para esses jovens ter uma entrada ao mercado de trabalho, com as empresas abrindo as portas e recrutando ou treinando esses jovens por intermédio de uma metodologia, que visa à união de uma teoria com prática, elevando esses jovens a serem os protagonistas de uma aprendizagem que é para a vida deles e para o trabalho.

Inscrições

Para se inscrever acesse https://portal.ciee.org.br/empresas/programa-aprendiz-legal/. É possível ter um cadastro nesse site e até receber muitas oportunidades a partir desse cadastro, por SMS ou via Whatsapp. Informe com muito cuidado os seus dados pessoais, de escolaridade e de contato que são passos para uma nova etapa em sua carreira profissional e para um futuro muito mais promissor.

O que recebem esses jovens

Ao serem admitidos por uma empresa para serem qualificados pelo CIEE, esses jovens receberão um salário condizente com as suas funções, como aprendiz, o 13º salário, o FGTS, INSS, vales transporte, alimentação e refeição, planos que podem depender da empresa contratante e férias que são dadas após 1 ano e que devem ser juntamente com as férias que são escolares.

Os cursos oferecidos para as funções

O Programa Aprendiz Legal é com teoria e prática e com cursos que são oferecidos que podem ser em auxiliar de alimentação: preparo e serviços, auxiliar de produção, comércio ou varejo, logística, ocupações administrativas, operador de microcomputador, em telesserviços, no arco administrativo, no arco bancário jovem e no arco bancário adolescente.

A Lei da Aprendizagem

É a de número 10,097 do ano de 2000 e que também afirma que as empresas que são de médio ou grande porte possam contratar esses jovens, que atendam a essas exigências, em um contrato especial de trabalho que pode durar até 2 anos, com o jovem sendo capacitado pela Centro de Integração Empresa-Escola, numa empresa que é a contratante, combinando teoria com a prática.

A inclusão social

Com esse programa os jovens podem ter uma inclusão social através de um primeiro emprego de suas vidas e também com o desenvolvimento de competências que são para o mundo do trabalho e com muitos empresários tendo também a oportunidade de contribuir para o futuro desses profissionais, num programa que é apoiado por uma legislação ao mundo do trabalho.

O eixo condutor

O eixo que conduz esse programa com os seus aprendizes é a condução de uma metodologia de ensino que integra o conhecimento que é adquirido no CIEE, com formação e envolvendo a experiência de um condutor nesse trabalho desses jovens que são preparados para uma passagem entre a escola e o trabalho, com postura que seja crítica e criativa, com temas que podem fortalecer a caminhada desses aprendizes.

A parceria com a Fundação Roberto Marinho

O Programa é em parceria com essa Fundação, sendo de inteira responsabilidade de muitas instituições como é o CIEE, uma formação que seja teórica e também a certificação desse jovem, já que é um programa compartilhado com diversas empresas de renome em todo o Brasil. A Fundação Roberto Marinho presta suporte pedagógico e ainda promove uma formação que é inicial e continuada, com monitoramento e avaliação.

A função desse programa

A principal função desse programa é a de promover um desenvolvimento para esses jovens que possam levar a todas as competências e habilidades, na busca por esses aprendizes de soluções que sejam inovadoras para que sejam respondidos todos os seus desafios que são propostos em sua vida profissional e também pessoal, para atuarem de forma muito eficaz nas empresas que são contratantes.

O que esperar de uma empresa contratante

A empresa que contratar esse jovem terá um papel de fundamental importância que é o de formar e orientar esses aprendizes em atividades que são práticas, para a qual foi contratado, com um curso que é teórico pelo CIEE, sendo que, esse processo de aprendizagem deve ser acompanhado por um funcionário mais experiente, que será também um orientador desse aprendiz na empresa.

A avaliação do desempenho desses aprendizes

Para que sejam avaliados esses aprendizes, são utilizados instrumentos e processos que dão definidos por gestores que são do CIEE e da empresa, que trocam muitas informações que são entre si, para que esses jovens sejam auxiliados, aumentando a visão desses jovens em todo o seu processo de aprendizagem e com uma análise de tudo o que o jovem já adquiriu ou com o que precisará adquirir ainda.

Uma iniciativa pioneira

O Programa Aprendiz Legal do Centro de Integração Empresa-Escola recruta e treina jovens para entrarem ao mercado de trabalho, com uma metodologia que une a teoria com a prática, inserindo esses jovens ao mercado de trabalho pela primeira vez, com total respaldo para o trabalho e sendo amparado pela Lei da Aprendizagem. Seja um jovem aprendiz pelo CIEE.

You May Also Like

Jovem Aprendiz CIEE

Anúncios Na busca pelo primeiro emprego é comum os jovens encontrarem grandes…

Inteligência Emocional no Trabalho

Anúncios A inteligência emocional no trabalho é uma das principais competências que…

Jovem Aprendiz Raia Drogasil

Anúncios A Raia Drogasil é a junção entre duas redes farmacêuticas: a…