Anúncios

Na busca pelo primeiro emprego é comum os jovens encontrarem grandes dificuldades devido às exigências estabelecidas pelo mercado de trabalho no perfil de um bom profissional, dentre elas podemos citar uma boa qualificação e experiência profissional. Mas, como adquirir algum tipo de experiência se ainda não tiver a oportunidade de ter o primeiro emprego?! Por meio do Programa Jovem Aprendiz é possível ter a chance do primeiro emprego e sem precisar de experiência profissional.


O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa desenvolvida por diversas empresas de grande porte dentro do país. Por meio do programa há a chance de contratação de jovens brasileiros que ainda não tiveram a primeira oportunidade de emprego, sendo uma contratação com Carteira de Trabalho assinada, dispondo de diversos benefícios concedidos por lei aos jovens contratados.
Hoje, preparamos um material especial cheio de informações sobre o Jovem Aprendiz CIEE, como a empresa funciona, como o programa é desenvolvido, quais os principais benefícios de ser um Jovem Aprendiz CIEE, quais os pré-requisitos de participação, as vagas disponíveis e ainda como fazer para se candidatar a alguma vaga. Quer saber tudo sobre? Vamos nessa!

O Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa trabalhada por diversas empresas de grande porte dentro do país, com o intuito de ajudar diversos jovens brasileiros na busca pelo primeiro emprego, dando a oportunidade de uma primeira experiência profissional com um perfil empregável mais comum entre os jovens.
Por meio do Jovem Aprendiz os candidatos têm a chance de trabalhar com Carteira de Trabalho assinada e assim receber os direitos previstos em lei para todo trabalhador na mesma realidade, como um salário fixo mensal, férias remuneradas, entre outros.

Oportunidade de adquirir experiência

O Programa Jovem Aprendiz se caracteriza como uma ótima oportunidade de adquirir uma primeira experiência profissional de grande êxito. Com isso, os jovens que antes sentiam dificuldades em serem contratados pela falta de experiência profissional no currículo têm a oportunidade de prestar serviços para alguma grande empresa no Brasil, como o CIEE, e então alcançar a primeira experiência, que ao ser citada no currículo pesa de forma positiva e aumenta as chances de contratação em um segundo emprego.

CIEE

Como falar do Programa de alguma empresa se não conhecemos ela? Vamos agora aprender mais sobre como o CIEE desenvolve seus serviços. A sigla CIEE significa Centro de Integração Empresa-Escola, sendo uma associação filantrópica de direito privado e sem fins lucrativos específicos. A empresa trabalha com vários programas voltados para o público jovem, em especial dando a eles a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, treinamentos profissionais, formação integral, programas de estágio e aprendizado, entre outros.

Jovem Aprendiz CIEE

O CIEE vem desenvolvendo há muito tempo o Programa Jovem Aprendiz, ajudando diversos jovens na busca pelo primeiro emprego e primeira experiência profissional. Para participar é preciso entrar em contato com o CIEE por meio do atendimento online ou se dirigindo a alguma central física que represente a empresa. É preciso ainda estar enquadrado dentro de alguns pré-requisitos específicos exigidos pela empresa e pelo próprio Programa Jovem Aprendiz. Vamos falar mais sobre cada um dos pré-requisitos e benefícios oferecidos pelo Jovem Aprendiz logo mais em nosso material.

Benefícios do Jovem Aprendiz

Os principais benefícios de participar do Programa Jovem Aprendiz são ligados à proposta de Carteira assinada apresentada pelas empresas que desenvolvem o programa. A partir do momento que a Carteira de Trabalho do Jovem Aprendiz é assinada ele tem a vantagem de um salário fixo mensal, férias remuneradas e na mesma época das férias escolares para os jovens que ainda estiverem cursando o Ensino Médio, FGTS, seguros cedidos pela empresa contratadora dependendo da vaga preenchida e ainda vale-transporte e vale-alimentação. Outra grande vantagem é trabalhar para uma empresa reconhecida dentro do país, o que faz com que a sua experiência profissional seja ainda mais rica e reconhecida.

Requisitos para participar do programa

Mas, para fazer parte do grupo de Jovens Aprendizes do CIEE é preciso estar enquadrado dentro de alguns pré-requisitos que são bem mais simples que em contratações convencionais. O essencial é ter idade entre idade entre 18 e 24 anos, nunca ter trabalhado de Carteira assinada anteriormente, estar matriculado no Ensino Fundamental ou Médio ou já ter concluído eles, ter disponibilidade para trabalhar de 4 a 6 horas diárias. Após verificar que você tem todos os pré- requisitos de participação no programa é que pode se candidatar a alguma vaga, caso não tenha os pré-requisitos infelizmente não será possível.

Etapas do processo de seleção

O processo seletivo no Programa Jovem Aprendiz é dividido em algumas etapas que devem ser seguidas para que a empresa saiba que o jovem contratado está realmente apto para realizar as atividades da vaga a ser preenchida. Primeiro, é preciso se candidatar a alguma vaga ofertada e esperar ser chamado pela empresa, após isso é necessário fazer uma prova online, entrevistas, dinâmicas de grupo e por fim exames psicotécnicos e médicos com a finalidade de verificar a capacidade física e psicológica dos jovens contratados. Algumas empresas trabalham com menos etapas, e outras com mais etapas, sendo sempre o intuito final preparar o Jovem Aprendiz para o cargo.

Vagas abertas e Como Participar

Para estar dentro do Programa Jovem Aprendiz é preciso verificar quais as vagas disponíveis e se candidatar aquela que mais lhe interessar. Para participar é preciso verificar a disponibilidade de vagas para a sua região de acordo com a oferta no site da empresa. Clicando aqui você tem acesso a um canal de atendimento do CIEE, uma vez entrando na página você deve preencher alguns dados simples e se candidatar ao banco de Jovens Aprendizes da empresa, anexando o seu currículo. Caso a empresa demonstre interesse entrará em contato o mais rápido possível.

You May Also Like

Jovem Aprendiz Viva Rio – Uma empresa social

Anúncios O Viva Rio é uma empresa voltada completamente para o social…

Jovem Aprendiz Estadão

Anúncios O jornal brasileiro O Estado de São Paulo, que também é…

Inscreva-se Programa Jovem Aprendiz Casa da Moeda do Brasil

Anúncios Se você é jovem, com idade entre 14 e 24 anos,…