Anúncios

A empresa de Correios e Telégrafos (ECT) é genuinamente brasileira, pública e federal. É a responsável por todo o sistema de envio de correspondências em nosso território nacional. Sua origem se deu no ano de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro e somente em 1969, que essa empresa pública veicula-se ao Ministério das Comunicações, tendo uma profunda mudança em todo o modelo degestão do setor postal no Brasil.

O Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz vem beneficiando muitos jovens e todos os anos são abertas muitas vagas em empresas conceituadas e o Correios faz parte desse Programa, aprimorando constantemente, jovens e adolescentes que querem um desenvolvimento e um crescimento profissional, valorizando a educação e com aoportunidade de inserção ao mercado de trabalho.

A Lei da Aprendizagem

A Lei 10.097 do ano de 2000, determina que toda empresa de médio e grande porte contrate um número de aprendizes que seja de 5% no mínimo ou de 15% no máximo de seu quadro de funcionários, em funções que demandem mão de obra qualificada, como a de jovens que estudam e trabalham.

Ao mesmo tempo, formando esses aprendizes numa profissão e cursando uma escola regular, matriculado e frequentando também uma instituição profissional que seja conveniada com os Correios para que sejam passadas todas as funções trabalhistas, que serão exercidas por esses aprendizes.

Processo Seletivo do Jovem Aprendiz Correios 2018

Essas inscrições foram prorrogadas para o Programa Jovem Aprendiz Correios 2018 e os candidatos tem até o dia 11 de junho de 2018 para efetuarem sua inscrição, sendo que, na primeira fase desse Processo Seletivo deverá ser feita a inscrição, com preenchimento do formulário e a segunda fase constará de exames médicos pré- admissionais e todos de caráter eliminatório.

Em quatro etapas esse Processo Seletivo se resume que vão além dos dois citados acima e podemos especificar que são: a inscrição, que é classificatório, a comprovação de requisitos, que é eliminatório, dos exames médicos pré-admissionais e da contratação.

Como fazer essa inscrição

As inscrições podem ser feitas em http://www.correios.com.br e no link Sobre os Correios e depois em Recursos Humanos, o candidato deverá fazer um cadastro, informando seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e fazer uma senha. Essas inscrições são gratuitas e somente podem ser feitas via internet, nesse endereço eletrônico, para que sejam informados todos os dados pedidos no ato dessa inscrição.

Requisitos para inscrição ao Jovem Aprendiz Correios 2018

Somente podem participar os jovens com idade entre 14 até os 22 anos e completos até o dia da contratação, devem estar cursando no mínimo o 9º Ano do Ensino Fundamental, não ter sido contratado em anos antes como Jovem Aprendiz, ser brasileiro ou se for estrangeiro deve estar no Brasil há mais de 15 anos, disponibilidade para cumprir uma jornada de aprendizagem de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas semanais.

Devem ter uma participação em Programas Sociais, como Bolsa Família, com aprovação escolar do último ano letivo cursado e concluído aprovado sem recuperação, desejável ter noções básicas de informática ou internet.

Documentos apresentados

Devem ser apresentados documentos originais e cópias desses candidatos que podem ser o CPF, a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho, uma declaração emitida por uma instituição de ensino, comprovando a matrícula e a frequência na escola, se concluiu o Ensino Médio, deve apresentar o certificado ou diploma, Comprovante de inscrição no NIS (Número de Identificação Social) atribuído ao CadÚnico ou o cartão do Bolsa Família. Serão pedidos também documentos de todos os membros da família que contribuem com a renda familiar.

Dos exames admissionais

Os exames médicos admissionais para os jovens aprendizes será com uma entrevista médica, a avaliação clínica e caso seja necessário também exames complementares que serão definidos pela área de saúde ocupacional dos Correios. Logo após, essa entrevista médica, com perguntas feitas por um médico, sobre patologias ou histórico de saúde familiar, a avaliação clínica e a análise de todos esses resultados, o órgão de Medicina de Trabalho dos Correios, dará um parecer conclusivo de apto ou não.

O Curso de Aprendizagem

Se o candidato for aprovado a todo o processo seletivo para ser um Jovem Aprendiz nos Correios, será matriculado no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e será dado no ato da contratação, de interesse dos Correios e com turmas realizadas em todo o decorrer desse Processo Seletivo. Com fases teóricas nas dependências do SENAI e fase prática dentro das instalações dos Correios, receberá um certificado ao final desse Curso de Aprendizagem.

Benefícios para esses aprendizes

Os Aprendizes admitidos ficarão por um prazo de um ano que poderá ser prorrogados por mais um ano, com certificação da formação técnico-profissional de seu curso de aprendizagem, bem como a assinatura pela primeira vez da carteira de trabalho, terão um salário mínimo, direitos trabalhistas e previdenciários, além de vales transporte,
refeição ou alimentação e ao uniforme que é uma camiseta, que será fornecido pelos
Correios.

Das vagas destinadas para esses aprendizes

Todo esse Processo Seletivo é destinado para se preencher 4.983 vagas e que serão distribuídos em cidades e município, para o cargo de Assistente Administrativo e a relação desses aprovados se dará por faixa etária, em decorrência, dessas atividades que serão desenvolvidas no ambiente de trabalho e todos os candidatos aprovados e também convocados para uma dessas vagas, deverão apresentar um comprovante de renda familiar e de Programas Sociais.

Como saber o Resultado Final

O resultado Final do Processo Seletivo Jovem Aprendiz Correios será divulgado no site oficial da instituição, depois de aproximadamente 60 dias após o término dessas inscrições e a convocação ocorrerá por meio de telegrama, com três tentativas de entregas pelo Correio. Não havendo a entrega ou o comparecimento desse candidato, ele será excluído do cadastro de aprovados, por isso, é muito importante manter atualizado o endereço.

Concluindo

Aproveite que essas inscrições para ser um Aprendiz nos Correios foram prorrogadas e não perca essa chance de fazer parte dessa empresa, que é muito conceituada e realize o seu sonho do primeiro emprego e consequentemente da sua independência financeira.

You May Also Like

Jovem Aprendiz Bibi Calçados

Anúncios A marca de calçados infantis, conhecida como Bibi Calçados, teve origem…

Jovem Aprendiz Banco do Brasil

Anúncios O Banco do Brasil é uma instituição financeira que é genuinamente…

Jovem Aprendiz ESPRO – Ensino Social Profissionalizante

Anúncios O ESPRO é o Ensino Social Profissionalizante que é uma organização…