Anúncios
O CIEE é o Centro de Integração Empresa Escola. É denominado como uma empresa que é civil, de direito privado, só que sem fins lucrativos e de fins não econômicos. O seu reconhecimento é de uma entidade de assistência social, por intermédio de muitos programas, que podemos citar entre eles o de aprendizagem e o de estágios para os estudantes.
É uma oportunidade que possibilita para que os adolescentes e os jovens tenham uma formação que seja integral e com ingresso para o mundo do trabalho. É uma instituição que contribui para um acesso e integração ao mundo do trabalho, com fortalecimento do exercício de sua cidadania, com um reconhecimento que é nacional e uma referência em assistência social.
É uma entidade que é de muita experiência, com os seus 56 anos de pioneirismo e de dedicação, que é em prol do futuro dos jovens, por meio de um aprimoramento que é contínuo, com muitas soluções que são ágeis e inovadoras e um compromisso com uma comunidade. O maior objetivo dessa instituição é o de dar uma oportunidade para os jovens com teoria e prática.
Ele beneficia muitos jovens que podem ingressar ao mercado de trabalho, com um salário e um contrato de trabalho que é especial, para esses jovens que ainda estão em idade escolar, para que o CIEE possa realizar uma capacitação que seja com a prática em empresas e com a teoria, que é feita em polos que estão espalhados por todo o Brasil para os jovens frequentarem.
O Programa Aprendiz Legal do CIEE
Ele é um programa que é direcionado para a aprendizagem ou para uma preparação e inserção de jovens para o mundo do trabalho, mas que se apoia na Lei da Aprendizagem, que é a de número 10.097 do ano de 2000. Nesse programa, há uma busca em contribuir para uma formação que é de jovens, que sejam autônomos e que saibam fazer novas leituras de mundo.
Os jovens também podem ser capazes com esse programa, de tomar decisões e de intervir de uma forma que seja positiva na sociedade, se contrapondo á uma ideia que é de que aconteça um ingresso que seja contínuo de jovens ao mercado de trabalho e sem que isso seja um problema, afastando uma evasão escolar e o trabalho infantil que é feito de forma errônea.
Toda a experiência que é a do Aprendiz Legal com o CIEE irá possibilitar ao jovem que ele possa assumir um papel que é de agente de desenvolvimento de sua própria carreira, para ser um colaborador em uma empresa que o receberá, com toda a sua energia, sua criatividade e ousadia, para uma renovação de ideias, de estruturas e de processos.
As atividades desenvolvidas por esse programa são com uma metodologia que é considerada como atraente e motivadora, com os aprendizes participando ativamente, com conteúdos programáticos que são contextualizados, com situações que são do cotidiano desses jovens, o que pode favorecer uma aprendizagem e ao término dessa aprendizagem, os dados ficam a disposição de empresas.
Diversas oportunidades de jovem aprendiz para essa semana
O CIEE no estado do Rio de Janeiro está com muitas vagas disponíveis ainda essa semana, para quem quer ser um jovem aprendiz, para os estudantes que são de nível médio ou técnico e em diversos municípios cariocas. O processo seletivo será feito de forma remota e por causa do Coronavírus.
Esse processo seletivo remoto irá incluir a inscrição, a entrevista e a assinatura do contrato. Há uma grande expectativa que é para que se tenha um aumento na contratação, que é destinada para os jovens aprendizes, durante o final de ano. No mês de agosto, a instituição começou a retornar de forma gradual o seu atendimento presencial. No entanto essa preferência deve ser dada pela inscrição pela internet.
Para aqueles aprendizes que necessitam de um comparecimento numa das unidades do CIEE, no Rio de Janeiro ou em todo o Brasil, todas as suas instalações foram preparadas para que seja evitada uma contaminação. Com a flexibilização após a quarentena, o então Superintendente do CIEE, que é o Paulo Pimenta, vê sinais que são claros de uma boa recuperação da nossa economia.
Num cenário que é de retomada, as chances nas empresas vão surgir e de uma forma que pode ser lenta, com um foco que é o de oferecer vagas, que sejam de graça para os jovens, que tenham alguns requisitos e que é o da idade que deve ser entre os 14 até os 24 anos e que estejam cursando o Ensino Médio/Técnico para as melhores chances e que são destinadas para os jovens aprendizes.
Os estudantes devem possuir RG e CPF, estar matriculados e frequentando uma escola que seja regular e que essa frequência seja atestada por uma instituição que é de ensino, com uma idade que é a máxima não sendo prevista ou aplicada para os aprendizes que tenham alguma deficiência.
Inscrição e algumas vagas disponibilizadas
Para quem se interessou em ser um jovem aprendiz pelo CIEE e que tenha a idade pretendida. Devido à pandemia do Coronavírus, o processo de seleção é feito de forma remota, o que inclui a inscrição, a entrevista e a assinatura que é a do contrato. Essa inscrição deve ser feita de graça pelo site do CIEE/RIO em portal.ciee.org.br
Aqueles que já tenham um cadastro por esse endereço eletrônico precisam manter o seu perfil atualizado e para que sejam aumentadas as chances que são de convocação para o processo que é de seleção. Para o Ensino Médio, há vagas para aprendiz, nos municípios de Barra Mansa, Campos, Duque de Caxias, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro.
Além desses municípios há também para Teresópolis e em Três Rios. Não perca essa oportunidade que ainda está com vagas disponíveis essa semana, para ser um aprendiz e ter a sua independência financeira. Seja um aprendiz pelo CIEE e num programa que é voltado para uma preparação e inserção de jovens ao mundo do trabalho, com uma primeira chance ao emprego de suas vidas.