Anúncios

O CIEE significa a sigla para o Centro Integrado Empresa Escola. Dentre os seus muitos programas disponibilizados, possibilita aos jovens que são estudantes brasileiros, que tenham uma formação que seja integral, para ingressarem ao mercado de trabalho pela primeira vez. A instituição também trata de encaminhar o jovem aprendiz que está em busca de uma colocação.

Através do Programa Jovem Aprendiz CIEE todas as regras para o jovem são colocadas em prática, pela Lei da Aprendizagem, que de acordo com ela, empresas que são de médio ou de grande porte, precisam contratar jovens ao cargo de aprendiz As empresas, precisam oferecer um treinamento que é de capacitação profissional para o acompanhamento das funções desses jovens.

A principal finalidade desse programa é a de que esses jovens possam desenvolver todas as suas habilidades no mercado de trabalho. O CIEE oferece os conhecimentos para os jovens, com teoria. Nas empresas, haverá um treinamento prático, com acompanhamento de um funcionário dessa empresa, em todas as funções feitas por esse aprendiz.

Os requisitos 

Pode ser um aprendiz o adolescente ou jovem, que esteja entre os 14 até os 24 anos, matriculados e frequentando ou não uma escola, caso ainda não tenha concluído o Ensino Médio. O jovem precisa ter uma boa frequência escolar, com disponibilidade para o cumprimento de todas as suas atividades em 4 ou 6 horas que são diárias.

É muito importante que os jovens possam preencher esses requisitos. Não poderão participar aqueles que estiverem cursando o Ensino Superior. Os aprendizes devem atender aos requisitos impostos pela empresa. Contudo, o programa dá prioridade também para os jovens que sejam de baixa renda, desde que, preencham a todos os requisitos, para realizar a inscrição.

O que recebem esses jovens

Ao serem selecionados os jovens receberão alguns benefícios que são amparados pela Lei da Aprendizagem, obrigatoriamente e que são o de ter um salário mínimo, que seja compatível com a sua função. Terão também o 13º salário, FGTS, férias remuneradas, que coincidam com as escolares, o vale transporte, vale refeição ou alimentação.

Terá um contrato em regime especial e com duração de até 24 meses. As empresas estarão sujeitas ao recolhimento de uma alíquota que seja de 2% sobre os valores de remuneração de cada jovem, valendo para as gratificações e os créditos que são para uma conta vinculada ao FGTS. Há uma previsão expressa nos acordos ou convenções que são coletivas e fica a critério do empregador estender esses benefícios ou não.

Como o jovem pode participar desse programa

Para realizar a inscrição no CIEE, como um jovem aprendiz, ela pode ser de duas formas. A primeira delas é indo até uma unidade, localizada em todo o Brasil do CIEE, pegando uma senha e preenchendo uma ficha para que seja feito um cadastro, com todos os dados desse aprendiz. A instituição irá selecionar pelo menos 3 jovens no perfil que for o pedido de uma empresa, para serem encaminhados. 

Será considerado o local onde esse jovem mora e estuda, para que seja facilitado a sua logística de deslocamento, principalmente nas grandes cidades urbanas. Todos os perfis que forem selecionados serão encaminhados para uma empresa, para que o processo de seleção seja finalizado com a escolha de uma empresa, de acordo com o perfil que ela possa estar necessitando naquele momento e a sua demanda.

A segunda forma para participar desse programa pelo CIEE é o de se inscrever para que seja feita essa inscrição pela internet, acessando o site dessa instituição que é o  https://portal.ciee.org.br/empresas/programa-aprendiz-legal/. Ao lado, clique em acessar/cadastrar. Vá seguindo a tudo o que lhe for pedido para esse cadastro. Após esse cadastro for feito, o candidato receberá e-mails com as vagas abertas.

Ao escolher uma vaga, para a qual foi selecionado para o processo seletivo e se o candidato for selecionado, para uma vaga em uma empresa que é parceira desse projeto, participará de uma entrevista junto com outros candidatos. Após, o jovem passar em uma seleção, o CIEE oferece uma Declaração de Matrícula que é para comprovar que o participante estará no Programa de Aprendizagem.

Os cursos oferecidos pelo CIEE

Há alguns cursos destinados para o jovem aprendiz pelo Centro Integrado Empresa Escola. Esses cursos são para a formação profissional de um jovem. Todas essas atividades desenvolvidas são atraentes e motivadoras, para esses aprendizes participarem ativamente, em oficinas, em conteúdos que são programáticos, contextualizados e que possam remeter em situações que são do cotidiano dos jovens.

Alguns desses cursos são em auxiliar de alimentação: preparo e serviços, em auxiliar de produção, em comércio e varejo, em logística, em ocupações administrativas, em práticas que são bancárias, em telesserviços e em turismo. Os conhecimentos, valores e princípios que são inseridos no currículo de um Aprendiz Legal, visam ao desenvolvimento de competências que tornam esse aprendiz mais proativo.  

A avaliação desses aprendizes será por competências, com indicadores que são específicos, para orientarem aos jovens, por meio dos educadores que observarão o desempenho de cada aprendiz, sendo flexível, para que seja adequado aos diferentes períodos que é desse contrato. Algumas empresas podem efetivar um jovem aprendiz ao final de um contrato que seja de aprendizagem.

A instituição formadora que é o CIEE é a responsável pela Gestão Educacional do Programa que engloba a aplicação do Curso Básico e Específico, da gestão das relações com a escola e a família, com a supervisão de relação que seja entre o aprendiz e uma empresa, no que diz respeito á uma formação.

O CIEE também dá assessoria ás empresas, na admissão desses jovens que irão atuar como aprendizes, para que seja fornecido o conhecimento que seja necessário para o desempenho de uma função, com avaliações que são periódicas, com prestação de assistência ao gestor de uma empresa e a sua família. É um programa que visa ao primeiro emprego desses jovens.

Seja um jovem aprendiz pelo CIEE. Obtenha a sua independência financeira, já que o primeiro emprego é um desafio para um jovem, ainda mais, com respeito à condição dele, de desenvolvimento de suas competências, garantindo direitos que são trabalhistas e previdenciários, com estímulos para continuarem os seus estudos e terem um desenvolvimento profissional. Não perca essa oportunidade.

You May Also Like

Jovem Aprendiz Tim

Anúncios Sempre que falamos de telecomunicação é impossível deixar a Tim de…

Jovem Aprendiz CIEE

Anúncios O CIEE significa a sigla para o Centro Integrado Empresa Escola.…

Jovem Aprendiz Uninove

Anúncios O jovem aprendiz Uninove contribui com o primeiro emprego em um…