Anúncios

O SENAC diferente do SENAI é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, uma instituição brasileira de educação profissional e que foi criado em 10 de janeiro de 1946 pelo decreto-lei de 8.261. A sua missão é a de desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho em ações educacionais no comércio de bens, serviços e turismo.

Sua presença se encontra em todos os estados brasileiros e ao longo de mais de 70 anos já foram preparados muitos trabalhadores por meio de capacitação profissional e encaminhando jovens para uma colocação de trabalho e promovendo uma inclusão social e profissional.

O objetivo do Programa Jovem Aprendiz do SENAC

A Lei de Aprendizagem do Programa Jovem Aprendiz do SENAC tem o objetivo de promover uma inclusão social e profissional, oferecendo umaformação profissional para os jovens que são contratados por empresas e matriculados em curso de aprendizagem.

Requisitos para participar

Para participar desse Programa Jovem Aprendiz no SENAC é necessário ter entre 14 até os 24 anos, devem estar matriculados no Ensino Fundamenta ou Médio ou já ter concluído o Ensino Médio, em caso dos jovens portadores de alguma deficiência esses pré-requisitos como idade máxima e comprovação de escolaridade podem ser flexibilizados.

O Programa do SENAC e as empresas

O Programa de Aprendizagem Comercial do SENAC beneficia também as empresas com uma oferta de mão de obra qualificada, formando esses jovens como cidadãos responsáveis e também conscientes, adquirindo conhecimentos. Esses jovens aprendizes no SENAC são preparados para trabalhar em equipe com ética e muita responsabilidade.

As modalidades dos Programas de Aprendizagem

Os Programas de Aprendizagem no SENAC podem ser desenvolvidos das seguintes formas que são as de nível de formação inicial e as aprendizagens de nível técnico e médio. Os cursos que atendem ao Programa Jovem Aprendiz SENAC Esses cursos são para os Serviços de Restaurante e Bar, na Recepção de Serviços de Saúde, na Operação e Manutenção de Equipamentos de Informática, em Serviços Administrativos, em Serviços de Lanchonete, Supermercados, de Hoteleiros e em Serviços de Vendas.

As formas de contratação dos aprendizes

Essa contratação desses aprendizes deve ser efetivada diretamente pela empresa onde se fará essa aprendizagem e a responsabilidade dessa matrícula no SENAC será sempre do empregador. Deve ser formalizado através de um contrato de emprego escrito na carteira de trabalho, com os seus devidos benefícios.

O salário desses aprendizes

Esses aprendizes terão direito a um salário mínimo ou se houver um acordo coletivo da categoria, poderá garantir ao aprendiz um acordo maior que o mínimo.

Os direitos trabalhistas

É permitida a assinatura da carteira de trabalho, bem como o direito ao vale transporte, terá direito também ao seguro desemprego, férias coincidentes com as escolares, após um período de 12 meses e direitos ao PIS, FGTS, INSS e a remuneração mensal.

O dever dos responsáveis pelos aprendizes

Os seus representantes legais desses menores, como os seus pais, mães ou seu tutores devem afastar dos seus empregos que diminuem consideravelmente o seu tempo de estudo desses aprendizes, que reduzam o tempo necessário para o seu descanso e a sua saúde e também à sua educação moral.

O Processo seletivo do SENAC

O Processo seletivo para os aprendizes no SENAC deve ser realizado com a entrega da documentação completa desses jovens selecionados na unidade do SENAC, presente em todo o Brasil e no prazo estipulado e dado pela unidade. Mais informações em https://www.rj.senac.br/jovem-aprendiz/. Inscrições no Rio de Janeiro pelo https://www.rj.senac.br/trabalhe-conosco/ Após a efetivação da matrícula, a empresa recebe um e-mail com todas as informações de confirmação da turma e os dados que são necessários para se fazer o contrato de trabalho de Jovem Aprendiz. O SENAC acompanhará todas as atividades dos aprendizes nas empresas por meio de profissional designados para acompanhamento.

Jovem aprendiz SENAC na teoria e na prática

O Programa Jovem Aprendiz SENAC se divide da seguinte forma, com os conhecimentos a serem passados para esses aprendizes na teoria que fica a cargo do SENAC e na prática que fica a cargo da empresa que emprega, providenciando um profissional para realizar acompanhamentos nas empresas e sendo um elo entre a teoria, a prática, o SENAI e a empresa.

Os critérios de avaliação dos aprendizes

Logo após, que os aprendizes são contratados á empresa e o SENAC devem acompanhar a frequência mensal e o envio desses controles de frequência por mês e a empresa deve enviar mensalmente a frequência desses jovens para o SENAC. Esses jovens devem ter 75% de frequência mínima e com avaliações suficientes nas unidades curriculares.

O papel dos jovens aprendizes

O papel dos jovens aprendizes é o de ser responsável, agindo com respeito, sendo ético, sendo pontual, tendo uma frequência mínima de 75%, ter uma avaliação que seja suficiente para aprovação, ser assíduo, cooperando, sempre sendo participativo em todas as atividades de aprendizagem e de trabalho.

A gratuidade desse Programa

O Programa Jovem Aprendiz do SENAC é completamente gratuito e tanto a inscrição, quanto a formação que esses aprendizes recebem, também serão de graça.

Vantagens de ser um Jovem Aprendiz no SENAC

Uma das vantagens é o do Jovem ter um contrato de trabalho por até dois anos, com uma empresa que seja afiliada ao SENAC. Em troca, terão uma aprendizagem prática e uma capacitação teórica e terão todos os direitos assegurados por Lei e citados acima.

O que contempla o Programa de Aprendizagem do SENAC

É contemplado um conjunto de ocupações, o que propicia aos seus aprendizes, competências que são voltadas a toda uma profissionalização. O SENAC promove uma inserção social, alternando as jornadas na escola de educação básica, nas unidades do SENAC e na empresa sempre preparando esses aprendizes para o mundo do trabalho.

As empresas participantes

Essas empresas participantes do Programa Jovem Aprendiz do SENAC, cumpre o seu papel e passa a ser uma parceira dessa instituição, dando esses jovens oportunidades de trabalho e ajudando a construir uma vida pessoal e profissional muito mais digna.

Concluindo

Se você possui todos os requisitos para participar do Jovem Aprendiz SENAC, não perca essa chance e conquiste a sua independência financeira.

You May Also Like

Jovem Aprendiz Autoglass – Peças automotivas

Anúncios A Autoglass é uma empresa que possui seu foco em duas…

Jovem Aprendiz Carrefour

Anúncios Empresa do ramo comercial, o Carrefour é uma empresa que atua…

Jovem Aprendiz Carrefour

Anúncios O Carrefour é um hipermercado de origem francesa que se espalhou…