Anúncios

As Lojas Riachuelo são uma grande rede de departamento sediada no Rio Grande do Norte, mas que possui outras lojas pelo país. Com rendimentos anuais que quase alcançam os dois milhões de dólares, ela tem coleção própria e também põe à disposição dos consumidores peças de outras marcas.

Fundada no ano de 1947, ela possui uma financeira para tratar com proximidade das emissões do seu cartão de crédito e das faturas dele. Com a sua própria financeira, a Riachuelo consegue fazer cobranças mais efetivas, assim como negociações.

Os produtos dessa loja incluem itens Geek, beleza e perfume, teens, moda feminina, eletrônicos, calçados e muito mais. Na moda Geek, por exemplo, ela tem vestuário de séries de televisão famosas, como Stranger Things, La Casa de Papel e 3%. Também são feitas peças de roupa de filmes famosos, inclusive de super-heróis.

No segmento de beleza e perfume, ela traz kits e colônias individuais masculinas e femininas. Ela também comercializa maquiagens variadas, como para os olhos, unhas, lábios, rosto e ainda acessórios, sempre de marcas distintas.

Na moda Teen, a Riachuelo tem itens para esporte também, como jaqueta e moletom, regata e camiseta, calça e mais. Vale destacar que muitas das peças encontradas nas lojas físicas estão à disposição na loja virtual e vice-versa. Porém, pode ser que elas acabem em uma das unidades mais cedo que em outras.

As suas unidades contratam bastantes vendedores e também pessoas para fazer parte do atendimento nos caixas e na sua financeira. Porém, os jovens aprendizes também podem ficar com essas funções, em especial atendendo nos “bastidores” da Riachuelo, sendo auxiliares da Logística, dos Recursos Humanos, Financeiro e outros setores.

No geral, são 291 unidades no país todo e algumas das cidades que contam com uma Riachuelo são Linhares, Camaçari, Vitória da Conquista, Rio Verde, Pouso Alegre, Caraguatatuba, Mogi das Cruzes, Nossa Senhora do Socorro, Serra, Itabuna, Brasília, Campo dos Goytacazes, Santa Maria, Palmas e muito mais.

Para que serve o Programa Jovem Aprendiz?

A contratação como jovem aprendiz é preciosa para que os adolescentes e os jovens adultos consigam experiência e, principalmente, para que eles também tenham um salário que possa contribuir com a sua família. Porém, não são apenas os que têm baixa renda que podem se inscrever como aprendizes: qualquer um que esteja dentro dos critérios explicados a seguir pode participar. Uma vantagem importante de ser jovem aprendiz é que a carga horária é adequada a esses estudantes e aos compromissos que eles têm com a escola. Além disso, os funcionários da Riachuelo ensinam diversas coisas ao aprendiz, que pode até continuar depois que o contrato inicial for encerrado.

 

Requisitos para ser jovem aprendiz na Riachuelo

Essas pessoas precisam ter ensino fundamental ou médio e ter estudo em escolas da rede pública; se ainda forem estudantes, também podem ser contratadas, desde que possuam entre 14 e 24 anos. É preciso que esses candidatos nunca tenham trabalhado de maneira registrada antes e, para o processo seletivo vigente, é necessário ainda morar na zona norte paulista. Apesar disso, é claro que outros Estados nos quais a Riachuelo tem lojas podem contratar jovens aprendizes posteriormente. A Lei da Aprendizagem fixa que certa quantidade dos funcionários deve ser composta de aprendizes e, conforme os contratos vão sendo acabados, novas contratações para esse público são feitas.

 

O que os jovens aprendizes recebem?

Os contratados como jovens aprendizes têm salário, que é regulado com base na carga horária (entre 20 e 30 horas por semana) e benefícios. Os fixos são auxílio alimentação e transporte, mas as empresas podem adicionar outros: a Riachuelo, por exemplo, também fornece assistência médica aos seus jovens aprendizes.

A faixa de remuneração para esses estudantes fica entre R$ 413,33 e os R$ 757,76 e a Riachuelo respeita bastante a vida escolar dos aprendizes. É por isso que eles só podem ser contratados no seu contraturno e não existe hora extra: dessa maneira, eles mantêm um tempo para cuidar do seu rendimento na escola. Também costuma ser proibido que os aprendizes trabalhem aos finais de semana.

 

Escolha do jovem aprendiz

Os primeiros critérios da Riachuelo para escolher seus jovens aprendizes são o grau de escolaridade, a idade, o tipo de instituição de ensino e a sua frequência escolar. Aliás, quase todas as empresas que procuram por aprendizes são muito atentas à frequência destes nas aulas: quando há faltas demais, a sua colocação fica prejudicada, inclusive porque dá para entender que essa pessoa também pode faltar bastante ao expediente profissional.

Além desses critérios básicos, é possível que a loja analise se o estudante tem conhecimentos de Informática (mesmo que sejam básicos), se ele demonstra ter vontade de se comprometer profissionalmente e de crescer e outros aspectos assim. Ressalta-se que os critérios para os jovens aprendizes são bem mais leves que os usados em contratações padrão porque esses candidatos não têm experiência e, certamente, menos qualificação.

Alguns dos processos comuns para a Riachuelo escolher seus jovens aprendizes são uma dinâmica e uma entrevista, podendo ter uma prova simples também. Outra etapa comum é que esses aprendizes façam um treinamento de alguns dias para se habituarem à Riachuelo e à forma como ela funciona.

Quando a contratação é confirmada, a empresa determina por quantos meses ou anos será, com o máximo de 2 anos. Cabe dizer que os jovens aprendizes que recebem contratos mais curtos podem tê-los renovados depois.

 

Como se inscrever para Jovem Aprendiz Riachuelo 2019?

O link da Riachuelo para se candidatar a jovem aprendiz é https://www.riachuelo.com.br/jovem-aprendiz-18. No momento, o processo seletivo mostrado é para São Paulo, como já dito, e conta com 25 oportunidades. As pessoas de outros Estados têm de acessar periodicamente essa página da loja para saber quando outro processo seletivo para jovem aprendiz acontecerá.

Clicando no botão “inscreva-se”, o estudante vai para o site Vagas.com e terá de fazer um cadastro ali, se ainda não tem; ele é de graça. Também se pode usar o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para monitorar as oportunidades para aprendizes na Riachuelo: https://portal.ciee.org.br/.

You May Also Like

Jovem Aprendiz Raia Drogasil

Anúncios A Raia Drogasil é a junção entre duas redes farmacêuticas: a…

Jovem Aprendiz Casas Bahia

Anúncios Na busca pelo primeiro emprego surgem diversas dificuldades que fazem qualquer…

Jovem Aprendiz Ituran – Monitorando o seu veículo

Anúncios A Ituran é uma empresa de monitoramento e de rastreamento de…