Anúncios

A Raia Drogasil é a junção entre duas redes farmacêuticas: a Droga Raia e a Drogasil. Chamada também de RD, ela surgiu no ano de 2011 e tem muitos investidores no país. No ano de 2017, o seu valor de mercado estava dentre os mais atraentes: foi cotada em mais de 26 bilhões de reais.

As duas farmácias juntas têm mais de 32 mil colaboradores e um número bem alto de clientes. Muitos deles fazem o cartão dessas farmácias e, dessa forma, tornam-se fieis a esses dois estabelecimentos, procurando-o sempre que têm de comprar dermocosméticos, remédios e produtos de higiene pessoal.

As unidades da Raia Drogasil estão por vários lugares, como Leblon, Gávea, Ilha do Governador, Alto de Pinheiros, Vila Albertina, São Caetano do Sul, Jardim Gualberto, Centro Histórico e muitas outras regiões.

Os clientes desse grupo farmacêutico podem fazer compras pela loja virtual e saber dos serviços e novidades pelo aplicativo. O da Droga Raia, por exemplo, é baixado por intermédio da Google Play Store e da App Store, de graça.

 

Por que é indicado ser jovem aprendiz?

Esse programa do Ministério do Trabalho é primordial para que as pessoas que não têm experiência consigam um emprego. Além disso, para os que são mais novos, esse tipo de contratação proporciona um primeiro contato com as responsabilidades comuns no mundo profissional, como horários a cumprir, expectativas a atender e outras.

Os jovens aprendizes não trabalham de graça: eles têm benefícios trabalhistas e salário, além de terem a estabilidade de um contra. As empresas podem fazer a prorrogação deste por até 24 meses e, passado esse tempo, elas podem escolher ficar com o trabalhador efetivamente, desde que ele já seja maior de idade.

Os conhecimentos prévios para ser jovem aprendiz são menos abrangentes, fazendo com que o processo de seleção não seja tão complicado. Além disso, quem integra o Programa Jovem Aprendiz tem uma oportunidade de qualificação bem grande: o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) concede a essas pessoas excelentes cursos gratuitos.

Como a Raia Drogasil fará a seleção?

O processo de escolha da Raia Drogasil para os jovens aprendizes é curto: primeiro, o RH averigua qual é a frequência e o rendimento dessa pessoa na escola. Também podem ocorrer provas de conhecimentos básicos e dinâmica; porém, o que mais será considerado na contratação é a entrevista.

Na entrevista, esses candidatos a jovens aprendizes poderão demonstrar a Raia Drogasil que a empresa pode confiar neles. É fundamental que eles deixem claro que pretendem se esforçar para conhecer mais dessas redes farmacêuticas e cooperar com o avanço delas: é dessa maneira que se torna mais plausível a efetivação ou a prorrogação de contrato.

É interessante destacar: mesmo que o jovem aprendiz da Raia Drogasil não seja efetivado, ele poderá colocar o período do programa no seu currículo, dando a ele bem mais peso.

O que a Raia Drogasil paga aos seus jovens aprendizes?

Os jovens aprendizes de qualquer empresa podem receber entre os R$ 413,00 e os R$ 757,00 e essa quantia é estabelecida de acordo com quantas horas por semana esse jovem aprendiz trabalha. A Raia Drogasil fornece o auxílio alimentação e o auxílio transporte; uma boa parte dos contratantes dá atendimento médico aos jovens aprendizes, mas não existe confirmação de que essa rede de farmácia o faz.

Os aprendizes são monitorados regularmente e recebem feedback, além de ser dados a eles alguns desafios a fim de que a sua vida profissional avance. É esperado que eles peçam aos seus superiores todos os esclarecimentos necessários durante seu expediente: uma vez que é sabido que eles não têm experiência, todos são preparados para dar esclarecimentos quando esses aprendizes precisarem.

A jornada de trabalho deles pode ser entre 20 e 30 horas por semana, com esse período dividido dentre os dias úteis. Não é possível a esse funcionário fazer hora extra, pois um dos preceitos do Programa Jovem Aprendiz é dar tempo para essas pessoas estudarem. Uma exceção possível, porém, é quando o aprendiz faz uma troca de horário: se ele saiu três horas mais cedo em um dia, por exemplo, pode trabalhar três horas no sábado para a reposição.

A Lei da Aprendizagem é a responsável por orientar as empresas que participam do Programa Jovem Aprendiz. Uma das explicações dadas a essas contratantes é que o horário de trabalho tem de ser no contra turno, ou seja, a Raia Drogasil não pode colocar um jovem aprendiz no período da manhã se a declaração escolar dele diz que esse é seu período de aula. Não importa a justificativa que o estudante dê: isso será proibido.

Se a frequência escolar é um dos critérios para a Raia Drogasil contratar os jovens aprendizes, também é importante para que eles permaneçam com o seu contrato. Um estudante que começa a trabalhar por meio desse programa e começa a abandonar as aulas também poderá ter o seu contrato rescindido.

O jovem aprendiz pode pedir demissão?

Quando o estudante contratado não se adapta ou precisa sair da Raia Drogasil por qualquer motivo, é só ele pedir a rescisão do contrato. Provavelmente, os gestores sugerirão que ele cumpra o aviso prévio para que a bolsa-auxílio não tenha descontos.

Interessante dizer que é pouco provável que a própria Raia Drogasil demita o jovem aprendiz, a menos que se trate de má conduta ou de algo grave. Como existe um contrato, o comum é que ela aguarde o fim deste que o estudante seja dispensado.

Como se candidatar para ser jovem aprendiz da Raia Drogasil?

A Droga Raia pode comunicar que procura por jovens aprendizes usando o https://www.drogaraia.com.br/nossa-historia/trabalhe-conosco. Já a Drogasil pode fazer o mesmo pelo link https://www.drogasil.com.br/nossa-historia/trabalhe-conosco.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é o que mais avisa aos estudantes sobre seleção para aprendiz. Os interessados precisam estar cadastrados em https://portal.ciee.org.br/ ou procurar pela unidade do CIEE mais próxima.

Muitos dos jovens aprendizes contratados pela Raia Drogasil precisam fazer um curso de capacitação enquanto estão trabalhando e é justamente o CIEE a instituição mais procurada para fornecê-lo.

You May Also Like

Jovem Aprendiz Café do Ponto – Se inscreva já para concorrer a uma vaga

Anúncios Um grupo de cultivadores da cidade de Cafelânida, em São Paulo,…

Jovem Aprendiz Pif Paf – Marca de tradição em alimentos

Anúncios A Pif Paf Alimentos é uma empresa brasileira, que se configura…

Jovem Aprendiz Braskem – Uma empresa petroquímica

Anúncios A Braskem é uma empresa que se encontra no setor químico…