Anúncios

A Gerdau é uma empresa brasileira de capital aberto, sob o regime jurídico de sociedade anônima, que trabalha na área de siderurgia. Fundada em 1901 em Porto Alegre, no estado de Rio Grande do Sul, por João Gerdau, a empresa é hoje uma das maiores do setor, com operações industriais em 11 países na América, na Europa e na Ásia, em uma estrutura com capacidade para produção de mais de 25 milhões de toneladas de aço bruto por ano.

Trata-se de uma das maiores, se não a maior das, recicladoras da América Latina, transformando anualmente milhões de toneladas de sucata em todo o mundo em aço reutilizável. A estrutura acionária da Gerdau é bem complexa e capilarizada, com mais de 90 mil acionistas entre a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a New York Stock Exchange (NYSE, ou “Bolsa de Valores de Nova York”, em livre tradução) e a Bolsa de Valores de Madrid. Estudos recentes veiculados pela Bloomberg entre 2014 e 2015 indicam que a empresa é a maior da Região Sul de Brasil.

A empresa foi fundada por Johann Heinrich Kaspar Gerdau, também conhecido como João Gerdau, filho de uma família de camponeses que residia em Nueunfelde, no antigo Reino de Hanôver, hoje parte da Alemanha. João nasceu em Altona, hoje um bairro da cidade de Hamburgo, no extinto Reino da Prússia, e emigrou para o sul do Brasil Imperial em 1869, buscando melhores condições de vida e de negócios.

Ele desembarcou no Porto de Rio Grande, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, ainda como jovem. Na sequência, instalou-se na Colônia Santo Ângelo, que hoje faz parte da cidade de Agudo. Nesta cidade, iniciou seus investimentos no comércio. Em 1884, fundou uma casa comercial que trabalhava com secos e molhados na cidade de Cachoeira do Sul. Buscando novas oportunidades, o empresário mudou-se para Porto Alegre, a capital do estado, junto de sua esposa Alvine e seus 3 filhos, Hugo, Walter e Bertha.

Foi então na capital que João comprou a fábrica de pregos Pontas de Paris, em 1901, dando início ao grupo Gerdau. Pouco antes de seu falecimento, em 24 de novembro de 1917, os negócios passaram para a administração de seu filho Hugo Gerdau. A produção de pregos em abundância supriu a demanda local, tolhendo a dependência de importações. Em 1933, o próspero negócio expandiu suas operações com a construção de uma nova unidade industrial na cidade interiorana de Passo Fundo. Em 1946, o genro de Hugo Gerdau, Curt Johannpeter, empresário e industrial alemão, casado com Helda Gerdau, tomou a direção do grupo, a que se seguiu uma importante fase de expansão dos negócios. Sua atuação junto à empresa foi decisiva para sua modernização e

profissionalização, conforme a próprio Gerdau. Curt e Helda tiveram quatro filhos: Germano, Klaus, Jorge e Frederico, que nasceram entre 1932 e 1942, e atuaram junto ao Conselho de Administração da Gerdau como presidente (Jorge) ou vice-presidentes (Germano, Klaus e Frederico). Nenhum dos filhos ainda atua junto ao Conselho de Administração.

Este, inclusive, tem uma configuração completamente diferente de sua formação original, ainda que persista membros com os sobrenomes Gerdau e Johannpeter. O presidente, por exemplo, é Cláudio Johannpeter, ao passo que os vice-presidentes são André Bier Gerdau Johannpeter e Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter. Em adição a isso, dos 4 conselheiros, um deles também tem o sobrenome da família: Richard Chagas Gerdau Johannpeter. O Conselho de Administração da Gerdau é o órgão responsável pelo monitoramento e a execução de políticas dentro e fora da empresa e pela definição da estratégias de longo prazo, bem como pela escolha dos membros do Comitê Executivo (que foi desmembrado em Pessoas, Finanças, Remuneração, Estratégia e Governança) e pela deliberação de importantes assuntos logísticos e operacionais.

Jovem Aprendiz Gerdau

O Programa Jovem Aprendiz Gerdau 2019 é voltado para quem está procurando uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho. O programa da Gerdau está entre os mais atrativos, com todos seus benefícios e incentivos para que jovens iniciem suas carreiras. A Gerdau busca, em parceria com o Governo Federal, oferecer vagas para jovens sem experiência no mercado de trabalho, facilitando-lhe o ingresso neste. Por conta disso, o jovem candidato deve se enquadrar numa série de pré-requisitos, para que possa concorrer a uma vaga junto à Gerdau. Em primeiro lugar, deve ter entre 14 e 24 anos de idade e ser estudante no Ensino Fundamental ou no Médio, ou mesmo já ter se formado nesses graus de escolaridade. Além disso, o candidato deve estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares, bem como ter a disponibilidade para uma carga horária de 6 horas diárias.

Conquistando uma vaga no programa da Gerdau, o jovem aprendiz tem direito a uma série de benefícios garantidos pela legislação pertinente (Lei de Aprendizagem) e que garantem um período de aprendizado amparado. Entre esses benefícios trabalhistas, podemos citar salário compatível com a função, férias remuneradas e coincidentes com as férias escolares, vale-transporte correspondente ao trajeto percorrido até o trabalho, 13º salário, carteira de trabalho assinada (emprego formal), seguro-desemprego (no caso de dispensa sem justa causa) e cursos de capacitação profissional nas escolas e instituições educacionais parceiras do programa.

Para se inscrever no programa, é muito simples. Tudo que o jovem deve fazer é cadastrar o seu currículo por meio de um formulário online, disponível no site oficial da

Gerdau. Para dar início ao procedimento, o jovem acessa a seção de Aprendizado Legal no site da Gerdau e seleciona a opção “Primeiro Acesso”. Em seguida, deve o jovem fornecer um e-mail pessoal e uma senha de acesso para fazer o login. Depois, deve clicar em “Cadastrar” para efetuar a seu cadastro de usuário. O jovem deverá fornecer algumas informações pessoais e digitar um Captcha de verificação, finalizando então o processo. Em seguida, pode agora o jovem buscar as oportunidades disponíveis e se candidatar a elas. Tenha a experiência de trabalhar em uma das maiores multinacionais do mundo, ampliando o seu background e currículo e melhorando suas oportunidades para o futuro.

You May Also Like

Jovem Aprendiz Estadão

Anúncios O jornal brasileiro O Estado de São Paulo, que também é…

Jovem Aprendiz Globosat

Anúncios Ser um Jovem Aprendiz pela Globosat e também fazer parte do…

Jovem Aprendiz Beleza Natural – Tratamento para os cabelos

Anúncios A Beleza Natural é a maior rede especialista em tratamentos para…