Anúncios

Você sabe o que é o SESC? Trata-se de uma instituição brasileira privada sem fins lucrativos, mantida graças aos recursos de empresários de bens, serviços e turismo, com atuação em todo o território nacional e prioridade do bem-estar de seus empregados e familiares, apesar de criar espaços abertos a toda comunidade. Suas áreas de atuação incluem assistência social, cultura, educação, lazer e saúde.

O SESC foi criado no dia 13 de setembro de 1946, por ocasião do Decreto-Lei nº 9.853, no qual o Presidente Enrico Gaspar Dutra autorizou a Confederação Nacional do Comércio a abrir o Serviço Social do Comércio (SESC). O SESC possui várias ramificações e manifestações locais, porém a sede do Departamento Nacional se encontra na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente em Jacarepaguá. Ademais, o SESC é vinculado ao sistema sindical, de acordo com o artigo 240 da Constituição Federal.

O que é o SESC?

Ainda que as cinco áreas enumeradas no parágrafo anterior componham o núcleo de principais campos de atuação do SESC, este também oferece serviços de alimentação, odontologia, educação em saúde, assistência médica, biblioteca, apresentações e desenvolvimento artísticos e culturais, esportes, recreações, turismo social, trabalho com grupos, ações comunitárias e financiamento de serviços. Contudo, levou um tempinho para que o SESC se consolidasse como a instituição multifacetada que é hoje.

De início, no mesmo ano que que foi fundado (1946), o SESC inaugurou a sua primeira unidade, que ficava no bairro Engenho de Dentro na capital do Rio de Janeiro, voltado para a assistência à maternidade, infância e tuberculosos. No ano seguinte, foi inaugurada uma unidade especial de odontologia, dessa vez na rua Florência de Abreu.

Começam então, oficialmente, as atividades da instituição. O primeiro bloco em São Paulo foi o SESC Consolação, pioneiro no quesito dos Centros de Cultura e Lazer, inaugurado em 1967. 3 anos mais tarde, foram inaugurados o segundo e o terceiro bloco. Depois, em 1982, todo o complexo passou a abrigar o Centro de Pesquisa Teatral, muito ligado às propostas estéticas do dramaturgo Antunes Filho.

Em 1975, surge o SESC Interlagos, ainda em São Paulo. Os anos seguintes, de 1970 a 1980, iriam ver surgir uma séries de novas unidades pelo interior paulista, como em Campinas, Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto e outras cidades. Em 1982, é a vez do SESC Pompeia, em São Paulo, com projeto de Lina Bo Bardi. Mais para frente, o edifício se tornaria um marco na arquitetura da cidade. De 1983, mais unidades foram inauguradas no interior paulista, já dentro das diretrizes do projeto de Centros de Cultura e Lazer. Além disso, outras sedes também surgiram na cidade de São Paulo, como o SESC Pinheiros (que acompanhou a renovação no entorno do Largo da Batata), o SESC Santana, o SESC Belenzinho, o SESC Bom Retiro, o SESC 24 de Maio e, mais recentemente, o SESC Avenida Paulista. Também não podemos esquecer do SESC Palladium, em Belo Horizonte, Minas Gerais, do SESC Sorocaba, do SESC Jundiaí e do SESC Birigui, em todas essas cidades, respectivamente. Como podemos ver, o SESC permanece uma instituição baseada no estado de São Paulo, com algumas incursões em outros estados, como, além de todos os mencionados, em Manaus, a capital do Amazonas, onde o SESC tem um balneário com piscina.

Jovem Aprendiz SESC

O Programa Jovem Aprendiz do SESC é voltado para aqueles que buscam seu primeiro emprego. É um programa que visa basicamente apoiar o ingresso de jovens sem experiência profissional no mercado de trabalho. Existem várias vagas para diversas funções, e devem ser observados alguns requisitos para efetuar a inscrição enquanto candidato. Esse programa teve início em 2011, por iniciativa do Governo Federal em parceria com o Instituto Crescer, logrando a abertura de vagas em empresas de grande e médio porte para os jovens inexperientes.

Há alguns requisitos e condições destinados a filtrar e segmentar os candidatos às vagas do programa. Entre eles, podemos citar o limite de idade (de 14 a 21 anos), a matrícula e frequência em instituições de Ensino Fundamental ou Médio (com preferência para colégio da rede pública ou colégio privado com bolsa integral), carga horária diária disponível de 4 a 6 horas e não possuir nenhum registro na Carteira de Trabalho. Note-se que a instituição tem vocação para serviços sociais, de modo que os jovens de baixa renda são priorizados, ainda que este não seja um requisito obrigatório para ingressar no programa.

Além de uma vaga de emprego, o jovem aprendiz tem direito a diversos benefícios trabalhistas, como Vale-Refeição, Vale-Transporte, Vale-Alimentação, assistência médica e odontológica, férias remuneradas, cursos de capacitação profissional, 13º salário e FGTS.

Entre as funções ofertadas pelo SESC, podemos citar as vagas de assistente administrativo, analista, recepcionista, atendente, assistente logístico e auxiliar administrativo, entre outras vagas ofertadas no desenrolar do programa. Lembre-se de acompanhar o desenvolvimento do programa e a eventual abertura de novas vagas no âmbito do Jovem Aprendiz.


Também lembrando que os editais e suas respectivas inscrições no Programa Jovem Aprendiz SESC 2019 são liberados e ocorrem em períodos diferentes para cada região e localidade. Busque acompanhar a movimentação institucional do SESC mais próximo de você para saber em que pé está o programa de contratações. Outras vagas de contratações mais recentes incluem cargos de analista na área de esportes, analista na área de negócios em processos educacionais, aprendiz em serviços administrativos, técnico especializado em segurança do trabalho, auxiliar de administração voltado para controle administrativo e analista na área de tecnologias educacionais. São as vagas que foram abertas no final de 2018 e ainda estão com o processo seletivo em andamento.

Mas é bem possível que outras vagas em outras áreas sejam abertas no decorrer deste ano, se levarmos em conta a variedade de cargos disponibilizados no ano passado: analista na área de desenvolvedor web, analista de negócios em TI voltado para o setor financeiro, assistente técnico em educação, especialista em propriedade intelectual, especialista em gestão de contratos, técnico especializado em planejamento, auxiliar de administração voltado para manutenção e engenharia, analista da área de biblioteconomia, analista na área de educação para jovens e adultos (EJA), copeiro, auditor, garçom, assistente técnico em desenho, analista em cinema e audiovisual, entre muitas outras vagas.

You May Also Like

Jovem Aprendiz Atento – Contact Center

Anúncios A atento é uma multinacional de contact center, uma central de…

Jovem Aprendiz Casas Bahia

Anúncios Na busca pelo primeiro emprego surgem diversas dificuldades que fazem qualquer…

Jovem aprendiz Crefisa – Uma empresa do ramo de crédito

Anúncios A Crefisa é uma empresa que possibilita a realização de sonhos,…