Anúncios

O Programa Jovem Aprendiz TV Cultura, possibilita a diversos jovens do país, a terem o primeiro emprego em uma grande rede de televisão, facilitando o crescimento dos profissionais do futuro.

A TV Cultura que faz parte da Fundação Padre Anchieta, possui a seguinte rede de mídias:

  • Rádio Cultura Brasil;
  • Rádio Cultura FM;
  • TV Rá-Tim-Bum;
  • Univesp TV;
  • Cultura Marcas;
  • Portal CMAIS;
  • MultiCultura;

A TV Cultura ou Rede Cultura, é uma emissora de televisão pública e comercial, com o objetivo cultural e educativo. Foi reinaugurada no dia 15 de junho de 1969, em São Paulo capital.
Os programas exibidos no canal, são de cunho jornalístico, infantil, esportes, carnaval, e festivais folclóricos.

Como participar do Programa

Os interessados em participarem do Programa Jovem Aprendiz TV Cultura, devem possuir de 15 a 23 anos de idade, estarem cursando o ensino médio (ou já terem concluído), e efetuarem um curso profissionalizante obrigatório, em prol das atividades da empresa.

  • Ser um(a) jovem concentrado(a), ter boa comunicação oral e escrita,
    facilidade na convivência social da empresa, organização pessoal,
    iniciativa, trabalho em equipe, e ser pró-ativo.
  • Ser atento aos detalhes, conseguir solucionar problemas e imprevistos,
    aprender rapidamente, mente aberta, criatividade, conseguir entregar os
    resultados dentro do prazo. Muitos jovens aprendiz, ao conseguirem uma
    oportunidade em emissoras de TV,
  • Ser um(a) jovem concentrado(a), ter boa comunicação oral e escrita,
    facilidade na convivência social da empresa, organização pessoal,
    iniciativa, trabalho em equipe, e ser pró-ativo.
  • Ser atento aos detalhes, conseguir solucionar problemas e imprevistos,
    aprender rapidamente, mente aberta, criatividade, conseguir entregar os
    resultados dentro do prazo. Muitos jovens aprendiz, ao conseguirem uma
    oportunidade em emissoras de TV,

Os jovens participantes do Programa, terão além do salário mensal, ganharão o vale-alimentação, o vale-transporte, direito a férias e ao
décimo terceiro salário.


O site disponível para a realização das inscrições, é: http://fpa.com.br/trabalheconosco/?_ga=1.87068760.1157446988.14580
92128
 .

Processos de seleção dos candidatos

A prioridade na hora de escolher os jovens, será para os que ainda não tiveram experiências profissionais e vieram de famílias de baixa renda. A carga horária total do trabalho, é de 30 horas semanais.Após a seleção dos currículos, serão realizadas provas objetivas deassuntos gerais, e redação com um tema específico. Em seguida, serãofeitas entrevistas comportamentais com os candidatos.


Principais cargos exercidos pelos profissionais

Em emissoras de TV, os principais cargos a serem exercidos pelos profissionais (por jovens aprendizes, também), são:


Roteirista: este profissional tem a função de escrever os textos para os principais programas de TV. Assim, é dele a responsabilidade de criar o
conteúdo ou a mensagem a ser transmitida para um determinado público. Por isso, o roteiro deve ser atrativo, coerente, cativante e por ele os
vídeos são criados.

Produção: com o roteiro criado e devidamente estabelecido, é necessário que profissionais na área de produção sejam requisitados. Essa área é responsável por criar os cenários, equipamentos, pessoal, suporte técnico e de logística nas gravações dos programas.

Operação: estes profissionais atuam atrás das câmeras, operando-as, bem como os microfones, holofotes, verificar a qualidade técnica da gravação e a devida iluminação do cenário.

Criação: esta área é responsável por criar a animação, direção da imagem, vinhetas, chamadas para o rádio e TV, e motion graphics.

Edição: os editores, como o próprio nome diz, analisam todas as imagens, gravações ou vídeos criados, para averiguarem se existe algum erro de gramática ou qualquer configuração que os profissionais precisem alterar, até que o resultado final seja alcançado. Outros profissionais que são importantes nas emissoras de TV, são: os chefes de equipes, coordenadores e supervisores de produções,
orientador de técnico
na construção de cenário e de pessoal durante as gravações.

Diretor de fotografia: tem a função de deixar o produto atraente, pensando num cenário adequado para fotografá-lo, bem como a iluminação da área.

Moda: os indivíduos que se interessarem pelo mundo da moda, podem se qualificar em cursos de graduação na área, a fim de atuarem na produção de vestuário para programas de TV de jornalismo, infantis, novelas, séries, musicais e teatros.

Artes cênicas: são aqueles profissionais que atuam nas novelas, séries, propagandas, filmes e todos aqueles projetos de cunho visual para um grande público. O curso de graduação em artes cênicas, pode ser realizado em várias faculdades particulares e públicas do país.

Marketing: esses profissionais conseguem fazer pesquisas de mercado, de audiência dos programas, criar estratégias para atraírem o público e
atender às necessidades dos telespectadores.

Apresentador: como o nome diz, esse profissional atua diretamente com o seu público, conduzindo um programa ou jornal, de forma clara, objetiva
e instintiva.

Jornalista: é o profissional qualificado que apresenta programas de
notícias, em jornais, rádios e de entretenimento.

Assistente administrativo: em toda empresa, esse profissional é requisitado. O assistente administrativo cuida da parte de organização das planilhas de vendas de produtos, serviços, relação de fornecedores, burocracias, arquivamento de documentos e notas fiscais.

Repórter: é o que aparece nos programas seja no estúdio, ou nas ruas atrás de notícias atualizadas e verdadeiras para os telespectadores.

O sucesso de uma emissora, conta com uma grande equipe de profissionais, sejam eles jovens aprendiz, ou pessoal capacitado. O que os fazem uma equipe, é a vontade de alcançar um maior público, ganhar a confiança do telespectador, e a meta de vendas de produtos ou serviços.

Todos esses profissionais podem atuar tanto na TV, como em Rádios, Revistas, Agências de Publicidade, Turismo, blogs, sites famosos e consolidarem a carreira na área pública.

Geralmente na infância, muitas crianças já sabem ou têm uma ideia do que querem ser no futuro. As primeiras profissões contempladas, é a das pessoas na TV, em programas infantis, ou nos jornais.

À medida que crescem, devido à necessidade de trabalharem e estudarem (pelo programa jovem aprendiz, a partir de 15 anos de idade, devidamente regulamentado e autorizado por pais ou responsáveis), para ajudar a família em casa, se solidifica.

Assim, muitos encontram a sua vocação, o que realmente querem fazer no futuro, e a inspiração para continuarem a exercer a profissão na TV. Com os meios de comunicação se expandindo, muitos optam por criar o seu próprio canal na internet e criar vídeos para o público.

Se tiverem um público alvo definido, experiência na área (mínima), muitas visualizações nos vídeos, e conteúdo intuitivo, a carreira realmente pode ser bem promissora e relevante.

Mas, para outros a experiência de trabalhar na TV, é suficiente para escolher outra carreira.

You May Also Like

Inscreva-se Programa Jovem Aprendiz Eletrobras Eletronuclear

Anúncios O Programa Jovem Aprendiz Eletrobras Eletronuclear vem favorecendo milhares de jovens…

Jovem Aprendiz Lojas Riachuelo

Anúncios As Lojas Riachuelo são uma grande rede de departamento sediada no…

Jovem aprendiz BRF – Dona da Perdigão e da Sadia

Anúncios O programa jovem aprendiz da BRF já selecionou muitos jovens para…