Anúncios

O programa jovem aprendiz foi criado pelo Governo Federal, baseado na Lei de Aprendizagem de número 10.097/00. O objetivo é que as empresas de médio e de grande porte, empreguem adolescentes e jovens de todo o Brasil, a fim de aprenderem uma nova profissão.

Como funciona o programa

Como dito anteriormente, o programa jovem aprendiz é destinado a adolescentes e jovens em idade escolar, para que obtenham os conhecimentos necessários para o mercado de trabalho, inclusive para os portadores de alguma deficiência física. Os jovens que estiverem cursando o ensino fundamental, ou o ensino médio, com idade de 14 a 24 anos, de baixa renda, podem participar do programa.

Além disso, o programa incentiva a adolescente e o jovem a melhorar de vida, e no futuro, mais pessoas saírem da pobreza e desigualdade social. Os interessados devem pesquisar na cidade em que moram, quais são as empresas parceiras do programa. Assim, o interessado pode entrar em contato com essas empresas, e saber quando serão abertas as vagas para o programa, e qual o setor da operacional escolhido. Após serem selecionados, os jovens passam por um curso teórico em sala de aula, por um período de dois anos, e logo após esse período, colocam em prática o que aprenderam na empresa. Para cada jovem participante do programa, é pago um salário mensal pela participação nas aulas e de frequência no trabalho. Quando esse curso é terminado, se o jovem for contratado pela empresa, continuará recebendo um salário de aprendiz. Todas essas etapas e atividades realizadas pelo jovem, não devem atrapalhar o horário das aulas normais da escola, caso contrário, ele não poderá participar do programa.

Os benefícios que um jovem aprendiz recebe mensalmente

Além do salário mensal, o jovem receberá vale-refeição, vale-transporte, férias, contribuição ao INSS, FGTS e décimo terceiro salário. Para saber mais sobre o assunto, os interessados podem acessar o site oficial do programa jovem aprendiz: http://site.aprendizlegal.org.br/.

Os cursos oferecidos para a profissionalização dos jovens


Confira a lista de um dos cursos oferecidos pelo programa jovem aprendiz, com a finalidade de profissionalizar os jovens:

Auxiliar de alimentação: preparo e serviços envolvidos:

Esse curso, tem como finalidade desenvolver as habilidades e competências necessárias do profissional da área de auxiliar de alimentação. Além disso, é ensinado aos jovens a comunicação adequada com o cliente, utilizando a língua portuguesa na sua forma culta e correta. Com o mercado gastronômico em alta no Brasil, diversos estabelecimentos precisam de profissionais qualificados, seja em pizzarias, padarias, confeitarias, lanchonetes, restaurantes, atendente de lanchonete e cozinheiro geral.

Auxiliar de produção industrial:

Esse curso tem como objetivo ensinar aos jovens, uma série de atividades na área de produção industrial, bem como distinguir os diversos tipos de indústria, os padrões de qualidade da linha de produção, e entre outros.

Comércio e varejo:

Os jovens aprendem como lidar com o atendimento no comércio (lojas, padarias, no balcão, etc), bem como a melhor forma de atendimento ao cliente, arrumação das prateleiras, promoção de vendas, repositor e vendedor de mercadorias.

Logística:

Os alunos aprendem a controlar o fluxo de entrada e saída de mercadorias, bem como a otimizarem o tempo e a distância até o destino final.

Módulo mundo do trabalho: Esse curso, é um compilado de informações importantes sobre as empresas, responsabilidade social, legislação trabalhista, organização empresarial, direitos do trabalhador, cultura organizacional, planejamento de projetos, orçamento, leis fiscais, saúde e segurança do trabalho.

Ocupações administrativas:

Nesse curso, os jovens aprendem a preencher documentos, preparar documentos, relatórios, planilhas, formulários, atender os clientes, e a exercerem atividades de rotina.

Operador de computador:

O jovem aprenderá todos os recursos a serem utilizados no computador, em prol de resultados favoráveis para a empresa. Além disso, é de extrema importância aprender a trabalhar em equipe, e saber se comunicar.

Operador de telemarketing:

Nesse curso, o profissional aprenderá todas as técnicas aplicadas no telemarketing, visando a atender o cliente da melhor forma possível, com ética, rapidez e assertividade.

Serviços Bancários:

Como o nome mesmo diz, o jovem aprende a lidar com os serviços de rotina realizados no banco, como escriturário, auxiliar de escritório, ou contínuo.

Turismo e Hospitalidade:

O curso oferece aos alunos a capacidade de atuarem no ramo hoteleiro,
bem com a lidarem com os hóspedes no atendimento, na prestação de serviços e demais particularidades da área.


Os princípios pedagógicos do programa aprendiz legal

Toda a metodologia de ensino aplicada pelo programa aprendiz legal, é baseado em princípios claros e definidos, a fim de proporcionar ao jovem
todas as oportunidades do mercado de trabalho, de forma ética e moral:

  • Educação para a prática da liberdade;
  • Autonomia e cidadania em crescimento progressista;
  • Desenvolvimento sustentável, justiça para todos;
  • Liberdade para a resolução de problemas e minimização de conflitos;
  • Valorização de multiculturas que permitem a comunicação entre as
    pessoas;
  • Aprendizagem, conhecimento, construtivismo, pensamento complexo,
    bases biológicas dos seres humanos, múltiplas inteligências;
  • Ensino-aprendizagem, reforço das atividades aplicadas.

Todos os processos e atividades realizadas com os jovens aprendizes nas empresas, podem e devem ser divulgados para outras pessoas, a fim de obter mais alcance, e um maior número de jovens aprendendo uma profissão para o futuro. Quanto mais cedo esses conhecimentos forem aplicados e aprendidos, maior será a chance de sucesso na carreira dos jovens, melhor será a qualidade de atendimento aos clientes, fornecedores e na prestação de serviços. Os programas promovidos pelo Governo Federal, devem ser apoiados e divulgados por toda a população, empresas de pequeno, médio e grande porte, ONGs, Associações e Instituições diversas. O crescimento de um país, está intimamente ligado com a educação dada as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Em todas as fases da vida, é possível aprender, reaprender, ressignificar e começar de novo uma nova jornada profissional. O tempo todo, podemos ver histórias de sucesso serem moldadas a partir do zero, ou mesmo por programas como o do jovem aprendiz, onde a mão-de-obra está sendo especializada para o trabalho.

You May Also Like

Jovem Aprendiz Apple 2017 – Inscrições

Anúncios Jovem Aprendiz Apple 2017 O nome Steve Jobs lhe é familiar?…

Jovem Aprendiz Grupo Educacional Estácio

Anúncios A Estácio funciona desde 1970. É um dos maiores grupos educacionais…

Jovem aprendiz Panco – Empresa do ramo de alimentos

Anúncios A Panco é uma empresa de grande porte, que atua no…