Anúncios

O Carrefour é um hipermercado de origem francesa que se espalhou pelo Brasil e consolidou-se como um dos que mais têm clientes regulares. Com oferecimento de cartão de crédito e lojas que podem ser equiparadas a shoppings, tamanha a variedade de estabelecimentos em seu interior, ele foi fundado no ano de 1959.

Além do seu sucesso no Brasil, esse hipermercado também tem filiais muito frequentadas em outros países, em especial nos europeus. Portugal, por exemplo, tem Carrefour em várias cidades, como Montijo, Telheiras, Aveiro e Viseu, dentre outras.

A razão de ser denominado hipermercado é justamente porque ele vai além dos mercados comuns, que se limitam à venda de alimentos e produtos de primeira necessidade. No Carrefour, os consumidores podem achar produtos para carro, roupas, itens de utilidade para casa e muito mais. Ele tem farmácias em seu interior, restaurantes e outros; nas unidades que não têm tantas funcionalidades assim, a denominação é de supermercado.

Cabe dizer que o Carrefour não é apenas um estabelecimento, mas sim um grupo corporativo. Dessa maneira, ele é dono de outras marcas presentes no dia a dia das pessoas, como o mercado Dia% e a rede Atacadão. Citam-se esses somente porque são os mais famosos, mas há muitas outras empresas que são controladas pelo Grupo Carrefour.

A respeito somente dos hipermercados, alguns deles estão em Vila Velha, Diadema, Itu, Ribeirão Preto, Vinhedo, Londrina, Natal, Contagem, Lagoa Santa, Manaus, Recife, Gravataí, Sapucaia do Sul, Fortaleza, Valparaíso, Belford Roxo, São Gonçalo e mais.

O e-commerce do Carrefour tem eletrodomésticos também, como máquina de lavar e batedeiras. Além disso, há smartphones e muitos tipos de ferramentas, oferecendo-se frete para muitos lugares do país. Até alimentos podem ser adquiridos pelo site desse hipermercado, fazendo dele não somente um líder por causa do que disponibiliza como produto, mas pela facilidade.

Algumas das categorias com as quais o Carrefour trabalha são chocolates, cuidados com o jardim, itens fitness, hora de dormir, TV, móveis, cafés, pneus, lazer e jogos, passeios com bebês, tablet, camas e colchões, ciclismo e outros.

Por que existe contratação para Jovem Aprendiz?

Existem muitos tipos de contratos de trabalho e o Jovem Aprendiz é um deles, sendo indicado para quem não tem curso superior e nem experiência discriminada em carteira de trabalho. Com o Programa Jovem Aprendiz, que é acompanhado pelo Ministério do Trabalho e por uma lei, chamada de Lei da Aprendizagem, essas pessoas conseguem acessar o mercado de trabalho em grandes corporações, como o Carrefour.

Os contratados como aprendizes têm estabilidade e, no caso de o hipermercado precisar manda-los embora, faz o pagamento da rescisão. O contrato em questão costuma ir até 24 meses e, apesar de não poder passar disso, alguns jovens continuam no hipermercado como efetivos.

Quais são as vantagens para o jovem aprendiz?

Os que são jovens aprendizes têm auxílio alimentação e podem receber também plano de saúde, além de um salário que tende a passar os R$ 750,00; o valor mais baixo para a remuneração deles é de R$ 413,00, com a ressalva de que cada filial pode mudar um pouco os vencimentos.

A qualificação profissional também faz parte das vantagens de quem é jovem aprendiz: essas pessoas são constantemente instruídas pela equipe do Carrefour, ganham muita experiência na gestão e no funcionamento de hipermercados. Essa experiência como aprendiz pode ser posta no currículo como referência também.

Condições para ser aprendiz no Carrefour

As pessoas que se inscrevem devem estar no ensino médio ou no ensino fundamental, sendo aceitos os que concluíram a educação básica também. Entretanto, é preciso não ter nenhum registro na CTPS e possuir idade entre os 14 e os 24 anos.

Além dessas condições básicas, existe a possibilidade de o Carrefour precisar que o aprendiz tenha conhecimento em Informática ou disponibilidade para determinado período do dia. É obrigação da empresa ter o contraturno para os aprendizes, ou seja, admiti-los no período contrário ao da escola. Entretanto, é possível que o Carrefour tenha vagas somente de manhã, por exemplo: dependerá de quantos aprendizes ele já contratou.

As habilidades interpessoais do candidato a jovem aprendiz também poderão fazer a diferença no processo seletivo. É comum que os gestores procurem por pessoas disciplinadas, que demonstrem ter responsabilidade: afinal, o aprendiz será um funcionário e terá coisas a seu encargo.

Muitas vezes, o Carrefour faz dinâmicas para escolher o aprendiz, mas essa não é uma etapa fixa: as maiores avaliações ocorrem na entrevista e na ficha de frequência escolar. A pessoa que está matriculada, mas que falta excessivamente tem pouca possibilidade de ser escolhida como jovem aprendiz.

Para se candidatar

Normalmente, o órgão que avisa aos cidadãos quando o Carrefour está contratando jovens aprendizes é o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Ele funciona no país todo e os estudantes podem se cadastrar nele de graça acessando https://portal.ciee.org.br/. Várias cidades têm atendimento do CIEE presencialmente, mas ainda assim é preciso fazer o cadastro no site. Destaca-se que os contratados pelo Carrefour para ser jovens aprendizes têm de fazer algum dos cursos do CIEE de forma simultânea. Basta procurar quais são os módulos oferecidos e escolher o que mais tiver a ver com o serviço no hipermercado; além disso, esses módulos também são grátis. O site do Grupo Carrefour pode avisar por conta própria quando há Programa Jovem Aprendiz:
https://www.carrefour.com.br/institucional/gestao-de-gente.

Para que mais serve o CIEE?

O Centro de Integração Empresa-Escola tem mais utilidades para os estudantes além de informa-los sobre o Jovem Aprendiz e de fornecer os cursos: os seus cadastrados podem acompanhar o Teatro CIEE e a sua biblioteca digital, por exemplo, na qual são encontradas publicações de temas diferentes.

Esse lugar também recebe os jovens aprendizes que precisam de tirar dúvidas sobre a contratação. Por disponibilizar a Lei da Aprendizagem, é muito simples
para o CIEE dizer aos estudantes quando determinada conduta da contratante não está correta. No caso de esse jovem não se habituar no Carrefour, ele poderá continuar procurando por novos processos seletivos. Além disso, algumas unidades têm eventos regulares para até os 17 anos.

Você pode gostar

Jovem Aprendiz Braskem – Uma empresa petroquímica

Anúncios A Braskem é uma empresa que se encontra no setor químico…

Jovem Aprendiz SBT 2022 – Inscrições

Anúncios Jovem Aprendiz SBT 2020   O programa Jovem Aprendiz é uma…

Rio Decor – Tradição em móveis e decoração

Anúncios O Rio Decor é considerado a maior rede de shoppings de…