Tudo sobre o programa Jovem Aprendiz

Uma das maneiras em que o jovem brasileiro tem encontrado para ingressar no mercado de trabalho, foi através do programa Jovem Aprendiz disponibilizado pelo Governo Federal. O programa tem ajudado milhares de jovens brasileiros à alcançarem uma vaga de emprego ou pelo menos alguma experiência. Pensando nisso, hoje você vai saber um pouco mais sobre o programa Jovem Aprendiz, o que é, como funciona e demais informações relevantes para você.

Continue lendo e confira:

O que é o programa Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz pode ser encarado como uma política pública iniciada em 2005. O programa consiste basicamente em colocar os jovens e adolescentes no mercado de trabalho de forma remunerada passo que fomenta a educação, ou seja, o jovem ou adolescente quem tem acesso ao programa, consegue um emprego remunerado durante meio período e o outro período o
jovem poderá fazer um curso profissionalizante em alguma área específica. O programa é muito completo do ponto de vista social, uma vez que consegue unir o útil ao agradável, conciliando a massa de jovens que muitas vezes estão ociosas na sociedade com uma vaga de emprego e um curso, conseguindo promover a educação e uma melhoria na economia como um todo.

Como funciona o programa Jovem Aprendiz

A mecânica por trás do funcionamento do programa é muito simples. Basicamente ele está dividido em duas partes: a primeira voltada para a qualificação técnica do jovem ou adolescente, a segunda parte voltada para a efetiva prática do que foi aprendido em sala de aula. O jovem ou adolescente que tem a oportunidade de ingressar em uma vaga do programa, ao iniciar o curso de capacitação técnica em alguma instituição de ensino credenciada no programa Jovem Aprendiz, automaticamente já começará a receber um salário equivalente a um salário mínimo. Assim, o aluno será estimulado a participar do programa, diminuindo a taxa de desistência.

Últimas Novidades:  Jovem Aprendiz Atento – Contact Center

Dessa forma, o Aluno que ingressa no programa, trabalha durante um período que não venha a influenciar no rendimento do aluno de alguma forma. É importante ressaltar que o indivíduo que tem acesso ao programa, não precisa esperar por estágios para receber qualquer tipo de respaldo financeiro.

Com qual idade posso participar o programa Jovem Aprendiz

O programa Jovem aprendiz é voltado para a inclusão de adolescentes e jovens no mercado de trabalho. Pensando nisso, o programa permite que adolescentes de 14 anos de idade já possam participar do programa. É importante ressaltar, que as vagas são divulgadas pelas empresas pelo menos uma vez por ano e que o interessado pelo programa deve buscar informações
sobre quais empresas estão credenciadas no programa.

O programa também possui um limite de idade para quem deseja participar. De maneira geral, o programa do governo pode ser divido em Jovem aprendiz voltado ao público adolescente, o qual busca ingressas no mercado adolescentes com idade entre 14 e 18 anos, e Jovem Aprendiz para jovens os quais podem ingressar no programa com idade de até 24 anos. Algumas exceções existem para os adolescentes, como são os casos de adolescentes portadores de algumas deficiências, nesses casos ele poderá participar do programa por meio de comprovação da limitação.

Últimas Novidades:  Jovem Aprendiz Atacadão – Rede atacadista brasileira

A respeito das vagas do programa

As vagas do programa Jovem Aprendiz estão distribuídas por todo o território brasileiro. Dificilmente você não encontrará empresas que não participam do programa, uma vez que a contratação de jovem aprendiz é muito mais barata do que um funcionário convencional. Diversas são as empresas que abrem vagas todos os anos para seleção de jovens aprendiz. Algumas das principais empresas que abrem processo seletivo para jovem aprendiz são: Correios, Caixa, Itaú, Bradesco e muitos outros. É importante que você saiba que as vagas ficam disponíveis no site das respectivas empresas. Para não perder a oportunidade de se inscrever no programa, é necessário ficar de olho no período de inscrição de cada processo seletivo.

Para você conseguir alcançar uma vaga, geralmente os interessados são submetidos aos processos seletivos de cada empresa. Ao final de cada processo seletivo, os jovens aprendizes são escolhidos. Além disso, os selecionados nos processos seletivos precisam qualificar-se em instituições credenciadas no programa. Usualmente, as instituições cadastradas no programa são as instituições educacionais do sistema S.

Como me inscrever para o programa Jovem Aprendiz

Para se inscrever no programa Jovem Aprendiz será necessário que você visite o site da empresa a qual está oferecendo a vaga. Caso a empresa não possua site, você pode simplesmente se dirigir a empresa e solicitar sua inscrição no programa. É se suma importância que você tenha toda a documentação necessária para poder se inscrever no programa. Isso porque se você não possuir todos os documentos necessários, mesmo que você seja aprovado no processo seletivo da empresa selecionada, ela não poderá contratá-lo. Por isso, antes mesmo de buscar por vagas de jovem aprendiz, certifique-se de ter em mãos os seguintes documentos:

  • Carteira de trabalho;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Identidade (RG).
Últimas Novidades:  Jovem Aprendiz Avon 2022 – Inscrições

É essencial possuir esses documentos, uma vez que o programa Jovem Aprendiz trabalha em regime CLT, então, a falta de algum desses documentos pode incidir na sua impossibilidade de assumir uma vaga ou até mesmo se inscrever no programa.

Quais os benefícios do programa Jovem Aprendiz?

Quando se pensa no programa o que não falta são benefícios para os participantes. Pensando nisso, separamos alguns dos benefícios que o programa proporciona aos seus participantes, confira:

Experiência profissional

Um dos grandes transtornos dos jovens no momento de ir atrás de uma vaga de emprego é a inexperiência. Esse é uma das principais vantagens do programa, que ajuda os participantes a obterem mais experiência profissional para o mercado.

Remuneração

A remuneração é outro grande benefício do programa. Isso porque isso possibilita o jovem aprender a lidar com o dinheiro e ainda se sentir motivado em participar do programa, evitando que o jovem fique ocioso.

Sobre

Juliana

Atenção: O Jovem Aprendiz Brasil não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre passagens, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Brasil trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizbrasil.net/ não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Brasil. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Brasil se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Brasil são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Brasil e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!