Anúncios

Já se sentiram naquele momento em que a cabeça fala pra fazer uma coisa, porém o coração tem certeza que precisa fazer outra? Pois bem, todo mundo passa por esse tipo de “encruzilhada” e em alguns casos é extremamente frustrante ter que tomar uma decisão baseada em um detalhe ou em outro.

Todo mundo tem na cabeça que o melhor seria tomar uma solução lógica, entretanto nem sempre as nossas emoções estão completamente alinhadas. Já pararam pra pensar quantas decisões nós tomamos e passamos a sentir medo, tristeza ou angústia. Pois bem, ou ainda realizar um tipo de ação sem pensar nos sentimentos dessas escolhas.

A inteligência emocional acontece de dentro para fora

O que as pessoas que apresentam uma ótima inteligência emocional é que elas entendem o seu autovalor, de forma que isso não tem nada relacionado com arrogância ou superioridade, mas sim na busca pelo autoconhecimento e pelo amor-próprio.

Na realidade o que eles fazem de diferente é enxergar a si próprios antes de voltar o seu olhar para o seu lado externo. Essas pessoas conseguem identificar as suas próprias escolhas, além de assumirem as suas próprias habilidades e seus pontos fracos de forma tão profunda que conseguem chegar a conclusões de que são realmente pessoas diferenciadas. O mais impressionante é que elas conseguem oferecer é bastante único de forma que todo o seu entorno também consiga amadurecer.

Essa autoconsciência tende a fomentar o nosso senso de colaboração, fazendo com que consigamos nos sentir cada vez mais dispostos e comprometidos com os objetivos e ainda com a importância dos menores gestos. As pessoas que entendem a sua inteligência emocional não cobram excessivamente o outro, pois não cobram de forma excessivas a si mesmas.

Uma vez com esse alto nível de consciência elas conseguem criar e manter uma alta empatia que é essencial e indispensável para criar relacionamentos muito melhores.

Mas como conseguir mais inteligência emocional

Via de regra, pessoas que estão em busca da inteligência emocional se esquecem de um detalhe muito importante: ela é uma habilidade. E como tal, ela necessita de dedicação, persistência e paciência para aprender como ser mais emocionalmente inteligente.

Esse caminho é diário e que nunca tem fim, é impossível para uma pessoa atingir 100% de sua inteligência emocional. Traçando um paralelo, imagine se uma pessoa atingisse 100% da inteligência intelectual, sabemos que isso nunca irá acontecer, pois não temos como aprender tudo sobre tudo.

Dessa forma é preciso aprender a lidar com comportamento da melhor forma possível, além de se comportar de forma exemplar com as suas emoções, e isso é feito um passo de cada vez. É importante que a pessoa perceba o que está sendo sentido e de onde vem o sentimento – o bem da verdade é que ao longo do dia experimentamos os mais diferentes sentimentos.

Se ao acordar você se sente deprimido, é importante perguntar qual o motivo de estar dessa forma. Faça uma pergunta específica e também não dê uma resposta genérica para si mesmo, encontre sempre o verdadeiro motivo e desse ponto em diante comece a realizar as transformações que estão ao seu alcance, de forma a afastar esse sentimento.

O ideal é que você dê a devida atenção a si mesmo, afinal de contas você merece.

You May Also Like

Jovem Aprendiz SENAC RJ

Anúncios O SENAC é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. É uma…

Jovem Aprendiz All Net

Anúncios A All Net é uma empresa direcionada para uma formação que…

Jovem Aprendiz Nielsen – Empresa de Pesquisa de Mercado

Anúncios A Nielsen é uma empresa que é líder global, no que…