Programa Jovem Aprendiz Rural

Conheça o Programa Jovem Aprendiz Rural, que também é um programa que foi lançado por alguns sindicatos, para que sejam diminuídas as distâncias entre o mundo que é o do trabalho e também dos futuros profissionais, que são do setor do agronegócio, que a cada vez mais é um setor que está em expansão e com muitas oportunidades.

É preciso encontrar uma solução, para que sejam diminuídas em algumas regiões do Brasil, as distâncias que são entre as fazendas e a zona urbana. Isso faz com que os jovens sejam desobrigados, há passar muito tempo somente no deslocamento que é o de ida ou volta para as fazendas, o que poderia inviabilizar as contratações, que poderiam ser feitas pelos produtores rurais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que também é o mais conhecido como o SENAR, é a instituição responsável pelo desenvolvimento que é o de programas de instrução em zonas que são as rurais, com a finalidade que é a de que sejam inseridos ou qualificados, os jovens e adolescentes no mercado de trabalho e em mais de 20 estados pelo Brasil.

Contudo, um dos programas criados pelo SENAR foi o Jovem Aprendiz Rural, que é considerado como uma grande oportunidade, que é para a inserção de jovens ou dos adolescentes, que moram nas zonas rurais e que querem ingressar ao mercado de trabalho, pela primeira vez, num foco que é com uma programação educacional, que é perfeita para as empresas contratantes.

O Programa Jovem Aprendiz Rural, além de ser direcionado para uma capacitação ou inserção dos jovens pela primeira vez, ao mercado de trabalho é amparado pela Lei da Aprendizagem, que é a de número 10.097 do ano de 2000, que determina que algumas empresas, que sejam de médio ou de grande porte, tenham de 5% até 15% de aprendizes em seu quadro de funcionários. 

 

Como se dá o funcionamento do Programa Jovem Aprendiz Rural   

O programa funciona com as empresas que são as contratantes dos jovens pelo SENAR, que possuem uma atuação nas áreas rurais, precisam em primeiro lugar de assinar a carteira de trabalho e de Previdência Social (CTPS) daqueles aprendizes que forem os selecionado e ainda poderão oferecer um contrato de trabalho, que não poderá ser superior a dois anos.

O SENAR irá disponibilizar mais de 200 cursos em muitas áreas, que são de atuação, com os jovens que são os interessados a esse programa, podendo escolher por aquele curso que mais se encaixa em seu perfil profissional, com uma capacitação profissional envolvendo também ética, cidadania, responsabilidade, criatividade e uma autoestima.

O Programa Jovem Aprendiz Rural é para o cumprimento da lei e com a formação desses aprendizes, para serem bons profissionais e que serão absorvidos pelos produtores rurais ou pelas empresas parceiras desse programa. É uma grande oportunidade para se trabalhar e num setor que é considerado como: moderno, dinâmico, essencial para a economia de nosso país e que acontece no campo.

O serviço prestado por esses jovens aprendizes, não pode acontecer naqueles locais, que possam prejudicar a sua formação escolar e nem ser em horários que não seja permitida uma frequência que seja regular em uma escola. A jornada desses jovens aprendizes deve ser entre seis ou oito horas e as cargas horárias no horário noturno são terminantemente proibidas.

Os programas de aprendizagens são os responsáveis pela contratação que é a inicial, sendo um primeiro pontapé na carreira de um jovem aprendiz, além de ser capaz de que seja criado um bom futuro e com dedicado exclusivamente, para quem ainda está começando a sua jornada, que é a de um profissional, para ser um colaborador em uma empresa.

 

Processo seletivo para ser um jovem aprendiz rural pelo SENAR

Esse processo seletivo pode ser feito pela internet. O interessado deverá acessar o site que é o https://cnabrasil.org.br/senar/jovemaprendiz. O SENAR poderá realizar um pré-teste, com os candidatos ao ingresso de ser um jovem aprendiz rural, com eles podendo fazer uma prova que é de português e de matemática, para que sejam disputadas algumas vagas.

Os candidatos que se classificarem, poderão se especializar em algumas atividades, que pode ser as de motores a diesel ou de auxiliar de escritório, num exame que é aplicado a esses jovens e com a finalidade que é a de garantir um nível de qualificação que é dos candidatos e para uma experiência que é a de uma aprendizagem profissional.

As áreas de atuação para esses jovens aprendizes, por meio dos cursos a serem oferecidos pelo SENAR, são as de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas á uma prestação de serviços, extrativismo, formação profissional rural, fruticultura, pecuária e silvicultura.

Uma empresa que é a contratante desse jovem aprendiz e que tenha uma parceria com o SENAR, deverá se comprometer em assegurar uma compatibilidade para o desenvolvimento que é o físico, psicológico e moral de um aprendiz, que deverá ter um assessoramento que é teórico pelo SENAR e com um acompanhamento que é prático por um funcionário de uma empresa. 

Requisitos para ser um Jovem Aprendiz Rural  

Se você está interessado em ser um Jovem Aprendiz Rural, saiba que deve ficar atento aos seus requisitos, que o mais importante deles é o da idade, que deve ser entre os 14 até os 24 anos, que estejam cursando ou que já tenham terminado o Ensino Fundamental, para que seja permitido todo um desenvolvimento que é o das atividades controladas e num ambiente protegido.

Há algumas vantagens ao ser selecionado por esse programa e que são o de ter um direito a um salário mensal, o 13º, com o aprendiz conseguindo realizar um curso que é de qualificação numa área de atuação de uma empresa pelo SENAR, além de trabalhar com um registro na carteira de trabalho, com férias remuneradas e que devem coincidir com o período que é o das férias escolares.

Não perca essa oportunidade, procure por uma empresa que seja parceria do SENAR para ser um jovem aprendiz, que pode ser encontrado em muitos estados no Brasil, num programa que é para ser a sua primeira oportunidade de trabalho e que vai abrir o seu caminho para uma carreira que é a de um profissional promissor e que será de muito sucesso. 

Atenção: O Jovem Aprendiz Brasil não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre passagens, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Brasil trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizbrasil.net/ não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Brasil. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Brasil se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Brasil são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Brasil e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.