Anúncios

A Adecco é uma instituição internacional do ramo de Recursos Humanos, atendendo a centenas de milhares de nações e atuando no Brasil há 19 anos. As suas clientes costumam requisitar a ela a terceirização de funcionários, seja para o dia a dia ou para alguma eventualidade especial.

Muitos empresários a procuram também para tratar da sua seleção de pessoal, inclusive oferecendo soluções tecnológicas. Dependendo da necessidade, a Adecco também pode fornecer mão de obra temporária.

É muito útil para outras empresas ter um serviço somente para tratar da escolha de funcionário, o que não quer dizer que o RH perde a sua função. Uma vez que as pessoas já estrão admitidas, inclusive os jovens aprendizes, é esse departamento que administra as documentações e os direitos.

As unidades da Adecco estão distribuídas pelo interior e pela capital paulista, havendo atendimento também no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Outros lugares do mundo onde essa empresa de recrutamento atende são Equador, Estados Unidos, Argentina, México, Colômbia, Tunísia, Israel, Croácia, Finlândia, Romênia, Coreia do Sul, Austrália, Índia, Vietnam e vários outros países.

Entendendo a contratação de Jovem Aprendiz

Os jovens aprendizes são os contratados por tempo determinado e que são treinados pela Adecco. Eles são diferentes dos trainees e dos estagiários porque não têm curso superior, mas têm responsabilidades de forma igual. Além disso, os gestores da empresa ficam bastante atentos aos jovens aprendizes para saber se o contrato deles deve ser aumentado ou se eles devem até ser efetivado.
O Ministério do Trabalho estabeleceu o Programa Jovem Aprendiz como um meio de facilitar a contratação dos jovens que não têm nenhum curso de especialização. Aliás, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) trabalha com o MTE e fornece cursos de graça para os aprendizes.

Adaptado para quem estuda

Um dos interesses do Ministério do Trabalho é que esses jovens não deixem de estudar porque começaram em um emprego. Dessa maneira, o programa Jovem Aprendiz exige que o empregador cobre somente 30 horas máximas de trabalho por semana, não havendo hora-extra. Essas medidas são para que  esses estudantes continuem na escola, ainda que estejam na Adecco. Muitos dos empregadores até permitem que os estudantes saiam do serviço um pouco mais cedo quando sé período de provas finais. Isso é especialmente permitido quando o jovem aprendiz é dedicado e a empresa pretende mantê-lo depois do contrato acabar.

Quais pessoas podem ser jovens aprendizes?

Qualquer estudante que do ensino fundamental ou médio pode tentar as vagas de jovem aprendiz; isso é possível até para os mais velhos, que estão no supletivo: basta que a idade seja entre 14 e 24 anos. Algumas das empresas podem estabelecer que apenas os estudantes das escolas públicas podem concorrer para jovens aprendizes. Não faltar demais à escola é outra condição necessária para essa contratação. É claro que os estudantes que já faltaram muito podem se inscrever, mas é um pouco mais difícil de serem contratados. Por isso, é importante que a
frequência escolar seja aumentada e mantida. Alguns documentos que o CIEE e a Adecco podem pedir são declaração de matrícula, documentos pessoais e autorização dos responsáveis (para quem tiver menos de 18 anos).

Como o jovem aprendiz da Adecco é escolhido?

Apesar de a empresa não pedir aos estudantes um nível muito alto de conhecimentos, muito menos experiência, é claro que os gestores fazem algumas observações para ajuda-los a escolher o jovem aprendiz. Geralmente, essas observações são referentes à personalidade do candidato: esse estudante falta muito à escola? Ele aparenta ter desejo de criar uma carreira? Ele aparenta levar a sério o processo seletivo? Para que o gestor identifique todas essas coisas, ele faz entrevista com os possíveis jovens aprendizes da Adecco, sem contar que é possível ao RH usar
dinâmicas também.

Como é a vivência profissional?

Quem é contratado como jovem aprendiz não faz hora extra e nem trabalha de fim de semana: a não ser que tenha saído mais cedo durante a semana e precise completar a carga horária da semana. O pagamento costuma ser no mesmo dia que os demais funcionários e o gestor pode pedir regularmente ao estudante um comprovante de frequência para garantir que ele continua frequentando a escola.

Também é esperado que a Adecco dê feedbacks frequentes aos jovens aprendizes sobre como está o trabalho deles e o que deve ser ajustado. Os contratos desse tipo duram entre 6 e 24 meses e, depois desse total, não podem ser renovados. No caso de a empresa querer continuar com esse aprendiz, ela terá de homologar o seu contrato e admiti-lo de novo como um funcionário.

É claro que o estudante não precisa continuar na Adecco por 24 meses se não se sentir bem: dá para cancelar o contrato de jovem aprendiz. Porém, é necessário solicitar o aviso prévio ou então abrir mão dos vencimentos daquele mês.

No caso de o jovem aprendiz precisar de dicas para rescindir o contrato ou em qualquer outro contexto, pode falar com o CIEE e, se não for o suficiente, com o Ministério do Trabalho. A Adecco tem escritórios em quatro continentes e os jovens aprendizes, se forem efetivados, podem ser convidados para atuar em algum.

Candidatando-se a jovem aprendiz da Adecco

A Adecco tem admissão para jovem aprendiz com bastante frequência e usa o site Vagas.com para disponibilizá-las aos estudantes. Em novembro de 2018, há inscrição e os benefícios compreendem seguro de vida, vale alimentação, assistência odontológica, vale refeição, assistência médica e vale transporte.

As inscrições acabam em 24 de novembro e há uma particularidade no processo de jovem aprendiz da Adecco: o curso obrigatório é do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que costuma conceder bolsa para essas pessoas. O link do processo seletivo pelo Vagas.com é https://www.vagas.com.br/vagas/v1786977/jovem-aprendiz-administrativo e é preciso que os estudantes criem um currículo no site para se candidatarem. Os estudantes também podem ir ao https://www.adecco.com.br/envie-seu-curriculo  para se candidatarem a jovem aprendiz. O Centro de Integração Empresa-Escola também serve para que os estudantes se candidatem à Adecco como aprendizes: https://portal.ciee.org.br/.

You May Also Like

Jovem Aprendiz Gol – Linhas Aéreas

Anúncios A Gol começou a operar no Brasil no dia 15 de…

Jovem Aprendiz Nubank

Anúncios Hoje em dia uma das maiores preocupações dos jovens brasileiros é…

Jovem Aprendiz Reserva – Marca de moda

Anúncios A Reserva é uma marca voltada para o setor de moda…